Buscando Empregos no Japão (em inglês)

1 fev

Devido à minha enorme empatia pelos desgostosos com o atual emprego, e também por aquelas almas desesperadas em conseguir uma colocação no mercado, estou postando algumas dicas úteis.

Uma coisa que ninguém pode reclamar é que não tem trabalho no Japão. O país é a capital do trabalho, todo mundo come, respira, veste e dorme trabalho 7 dias por semana. A questão : o que é preciso para se conseguir um bom trabalho no Japão?

Estou disponibilizando abaixo alguns links essenciais na vida de um aspirante a trabalhador japonês. São mecanismos de busca onde pode se encontrar diversas ofertas de emprego, em tudo quanto é área possível-imaginável. Desde faxineiro noturno hospitalar até cargos executivos altos, como gerente internacional de vendas e afins.

Os sites são em inglês, mas aposto que para quem já tentou buscar trabalho nos links anteriores em japonês, por mais que não entenda muito o inglês, vai ser pelo menos umas 50 vezes mais fácil de encontrar algo. Não tenha vergonha de mandar suas credenciais, mas tenha em mente que você vai ser cobrado pelo que escrever no currículo, portanto seja sincero e preste atenção à gramática. Muitas empresas contratam estrangeiros, principalmente na região de Tóquio.

Gaijin Pot – O número 1 em empregos para estrangeiros no Japão. Pelo menos é o que diz o título. Realmente encontram-se diversas oportunidades espalhadas por todo o arquipélago. Porém a grande maioria concentra-se, sem espanto, em Tóquio, e é voltada principalmente para o ensino da língua inglesa aos japoneses. O site traz dicas sobre moradia, emprego, vida no Japão e contém um vasto fórum de assuntos relacionados com vida e trabalho na terra do sol nascente.

Daijob – É um trocadalho do carilho com daijobu, que significa “tudo bem” em japonês. Também pode ser interpretado como “emprego importante”, mas você não estará nem aí para isso quando ver os números das ofertas de emprego aos milhares, literalmente.

Jobs in Japan – Contém boas oportunidades pois o site publica periodicamente várias ofertas numa revista de grande circulação nas comunidades de língua inglesa. Sempre tem algo interessante, mas em contrapartida a concorrência é grande. Por isso, não desanime se não for de primeira.

Job Seek Japan – O nome diz tudo, porém sempre que eu leio me veêm a mente “Job Sick Japan”, não sei por quê. As buscas estão divididas em 3 categorias: IT, Teaching e Entertainment. Se você não nasceu num país de língua inglesa ou não tem nenhum certificado de ensino da língua inglesa esqueça o “teaching” e parta para os outros dois. IT é tecnologia de informações em inglês e tem a ver com programação, web, edição e afins. Ou seja, bem técnico. Se você não manja nada dessas coisas talvez Entertainment seja mais sua praia.

Japan Times Classifieds – É o buscador do maior jornal em língua inglesa no Japão. Funciona como classificados e é bem simples de usar. Não tem tanta quantidade quanto os outros, mas é interessante pelo público diferenciado. É bom sempre procurar o máximo de recursos o possível. As vezes aquela chance que faltava está escondida entre hiperlinks expremidos num site de empregos.

Esses são apenas alguns sites de uma infinidade que se pode encontrar na internet. Tenha em mente que se você cumprir os requisitos mínimos para a vaga provavelmente será chamado para uma entrevista sem compromisso, por isso escolha lugares onde esteja realmente disposto a ir pessoalmente. Os japoneses gostam de dar uma bela olhada para ver que tipo de pessoa você é, além das suas habilidades. Afinal na cultura japonesa um funcionário nunca é sozinho, faz parte de uma família e representa a empresa como um todo.

Se você tem interesse em se aventurar nas buscas no idioma nativo, tente ler o post que escrevi clicando no banner acima. Ali escrevi algumas dicas que acredito que devam ajudar, já que me foram úteis mais de uma vez.

GAMBARE!

Boa sorte na sua busca!

Anúncios

18 Respostas to “Buscando Empregos no Japão (em inglês)”

  1. rafael 05/03/2008 às 17:59 #

    mane dos outro

  2. vauberti moreira 19/03/2008 às 10:42 #

    ola meu nome e vauberti moro en londres inglaterra a dois anos minha noiva mora no japao vamos casar en dois mes estou decetido de ir para o japao viver e morar la desejo imformacoes sobre tarabahos no japao pois nao quero chegar la e ficar a depender dos seus pais e de minha noiva quero der algo pra ja vaser inicial para nao dar trabalho para minha futura esposa e sua familia

    • Anônimo 23/12/2014 às 11:14 #

      aprenda a escrever sua língua nativa primeiro.

  3. willian xavier 29/04/2008 às 15:02 #

    queria saber se brasileiro semm descendencia pode ir ao japâo ????eu quria fazer um intercambio mas pelo que eu to sabendo tem que ser pago???

  4. namir 17/12/2008 às 00:56 #

    ola meu nome e namir.
    eu moro nos estados unidos,
    vou casar no proximo mes com minha namorada.
    ela e japonesa.
    eu nao falo japones.
    gostaria de saber se ha ofertas de empregos para que fala ingles. como em escolas ou escritorios?
    se tem quanto se baseia a media salarial?
    muito obrigado pela atencao!

  5. andre costa 07/01/2009 às 07:26 #

    resposta as perguntas.
    1…..para quem ta casando com japonesa e nao domina a lingua e dificil encontrar de imediato emprego sem falar que se o casamento e novo.
    podera ficar de 1 mes ate 4 meses sem trabalhar . e sem poder ir a outro pais tem de ficar no japao..isto eh o sistema do home office japones(chekagem)….
    Mas, para quem fala le e escreve e tem condicoes de ensinar existem trabalhos aos milhares.para professores .ate na china e korea e taiwan…..saalrio de :2500 yenes a 4500 a hora depende de suas qualificacoes. andre..
    maiores informacoes me contate.

  6. andre costa 07/01/2009 às 07:29 #

    para quem esta nos estados unidos ou englaterra conselho de amigo eh melhor ficar onde esta.as oportunidades sao maiores..aqui no japao eh tudo muito dificil se nao domina a lingua.mas se quer encarar ..sejah bem vindo………..total de brasileiros aqui 250.000 mil…

  7. Dan Herison 26/05/2009 às 15:52 #

    Ola!Adorei o seu Blog! Gostaria de pedir uma orientacao: Estou em busca de um emprego no qual use a lingua inglesa, mas nao tenho certificado (estou providenciando o TOEIC) e meu nihongo ainda eh basico. Tenho 32 anos, curso de letras trancado e sou brasileiro no japao. Em quais areas poderia atuar? Obrigado e muito sucesso!

  8. Marcia Lima 09/07/2009 às 13:48 #

    Gostaria de maiores informações á respeito de empregos no japão,sou Brasileira e goataria de ir p/la
    Aguardo retorno e maiores informações.
    Obrigada.

  9. lucas gomes de almeida 25/09/2009 às 10:06 #

    quero um enprego fora do brasil sera possivel disposto a viagem imediato

  10. lucas gomes de almeida 25/09/2009 às 10:07 #

    quero ir pro japao e ganhr muinto com isso

  11. PATRICIA DA SILVA KAMIYAMA 06/12/2009 às 16:13 #

    ESTOU ME DIVORSIAND E TENH OUTRA PESSOA PRECISO CASAR P IR PRO JAPÃO

    • Anônimo 01/03/2011 às 20:29 #

      depende de quem voce esta casando de novo…
      para vir pro japao vc necessita ser casada com japones ou alguem aqui te chamar

    • andre 01/03/2011 às 20:32 #

      se vc eh descendente de japoneses ok se nao me escreva ok abracos

  12. Anônimo 23/09/2014 às 04:16 #

    Olá, vivo em Portugal e estou nas áreas de teatro e fotografia. Gostaria de saber se no Japão costuma haver alguma facilidade nessas áreas (tenho pesquisado mas ainda não consegui uma resposta). Tem aqui ótimas informções! Parabéns!

  13. Anônimo 25/01/2017 às 12:13 #

    Precisa ter vinculo com o Japão ou empresas que tem filial lá, ou manda apenas o curriculo e se aceitarem faz entrevista? (para não-descendente)

Trackbacks/Pingbacks

  1. Trabalho no Japão « Brasil com Z - 22/08/2008

    […] que tenho respondido no meu blog. No banner do post há um link para um texto mais detalhado de como procurar ofertas de emprego no Japão pela internet, é só clicar se tiver […]

  2. Japão em crise « A viagem de SHIGUES - 07/01/2009

    […] acessos que mais têm aumentado nos últimos dias aqui no blog têm sido os de busca de emprego. No Brasil, como a famigerada crise ainda não foi sentida direito, acredito que haja uma […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: