Sobre o autor

Quem não é de São Paulo e não convive muito com descendentes de japoneses talvez ache “ShigueS” um nome estranho. Sei bem que não é necessariamente um nome muito comum, mesmo no Japão. Por algum motivo que desconheço meus amigos no Brasil sempre me chamaram de Shiguemoto, ou variações do mesmo. Shigues era o apelido mais popular na época em que criei o blog. Ter uma alcunha exótica como a minha traz vantagens na hora de assegurar nomes de usuários na internet. Eis o inusitado título desse blog.

Eu sempre quis conhecer o mundo. Ficava admirado com as histórias de amigos e parentes que viajavam para o exterior e voltavam com contos fabulosos e experiências fantásticas. Mas eu não queria apenas viajar, eu queria viver. Tendo a curiosidade como combustível, parti para o lugar mais longíquo possível: a terra do sol nascente. O fato de ser nikkei (descendente de japoneses) facilitou o lado burocrático da mudança e assim, no começo de 2007 cheguei na terra dos meus avôs. No ano seguinte completariam-se 100 anos da imigração japonesa para o Brasil.

Foram 8 anos intensos de experiências e aprendizado que não poderiam acontecer em nenhum outro lugar. O Japão sempre terá um lugar especial no meu coração, mas a vida acontece e navegar é preciso. Minha constante perseguição de sonhos me trouxe de volta ao ocidente, desta vez a um lugar mais familiar: os Estados Unidos da América. E cá estou, disposto a compartilhar uma linha ou duas com quem quiser as ler.