O Espelho de Jamil


“Why do you go away? So that you can come back. So that you can see the place you came from with new eyes and extra colours. And the people there see you differently, too. Coming back to where you started is not the same as never leaving.”

“Por que você vai para longe? Para que você possa voltar. Para que você possa ver o lugar de onde você veio com novos olhos e cores extras. E as pessoas lá te vêem diferente também. Voltar para onde se começou não é o mesmo que nunca ter partido”

texto retirado do livro A Hat Full Of Sky, de Terry Pratchett.

 

Jamil Soni Neto é um rapaz de 19 anos que veio ao Japão estudar em um internato, afim de aprender a língua japonesa e a cultura do país. Ficou 2 anos convivendo com outros jovens japoneses e muitas pessoas de outras nações e etnias. Nesse período descobriu muito sobre si mesmo e sobre a vida.

Eu o encontrei por acaso em um de minhas andanças no Flickr, onde Jamil tem uma conta e muitas fotos bacanas (principalmente as tiradas durante o período que passou no Japão). Durante sua estadia aqui ele aprendeu muito sobre fotografia. Mandei um e-mail e acabamos nos tornando amigos, ele tem me dado umas dicas sobre a vida no Japão.

Jamil, ou DJami-chan, escreveu um texto sobre essa experiência. Um texto cheio de emoção contando sua experiência quase mágica na terra do sol nascente. Eu o li e não resisti em pedir sua autorização para compartilha-lo com as pessoas que passam por esse blog. Acredito que seja de muita valia para quem quer um dia se aventurar pelo mundo, ainda mais por aqui, nos confis do planeta Terra.

Tomei a liberdade de batizar o texto como “O Espelho de Jamil“, pois acredito que ele tenha escrito, meio que inconscientemente, contando a história para si mesmo. Alguém vê um grande talento para fotografia? Pô Jamil, continue postando novas fotos!

3 comentários sobre “O Espelho de Jamil

  1. Caro Shiges, Valeu por manter essa página por todos esses anos. De vez em quando eu vinha aqui reler alguns trechos para me lembrar de como foi a época da minha vida lá no Japão. Uma pena que você retirou o texto completo, mas entendo, já que é seu site pessoal e deve haver restrições.. Desejo tudo de bom para você!

Deixe um comentário