Natal anormal e boçal


Já vai dar meia noite, véspera de Natal. Eu sei que boa parte dos meus leitores devem estar acordando agora, já que no Brasil é quase meio-dia. Porém, aqui do outro lado do mundo, onde é inverno, as badaladas devem tocar a qualquer momento.

Image Hosted by ImageShack.us
Imensa árvore de Natal em Omotesando

Para mim esse já é o segundo Natal que passo aqui e posso dizer: Natal no Japão é uma porcaria! Não tenho parentes num raio de centenas de quilômetros, meus amigos moram longe e os que moram relativamente perto estão ocupados. Isso por que, além de tudo, dia 25 não é feriado e todos têm que trabalhar. Até esse que vos escreve!

Os japoneses mal sabem o que significa o Natal. Acabou se tornando mais uma data festiva para incentivar o consumo e impulsionar a economia. Está certo que no resto do mundo isso não é muito diferente, mas pelo menos no Brasil o Natal serve de desculpa para rever os parentes e encher a pança com comida de primeira. Como a religião aqui é o Xintoísmo-budismo, a data não tem grande impacto na sociedade japonesa. Para se ter idéia, dia 23 foi aniversário do Imperador e esse dia foi feriado, mas o nascimento do menino Jesus têm mais ou menos o mesmo impacto do Haloween. Aliás, o Natal japonês é considerado o segundo “dia dos namorados” do ano e muitos jovens casais vão “comemorar” passando a noite em motéis decorados com o tema (ugh!).

E adivinha o que eu fiquei fazendo? Postando, claro! Afinal o que mais eu poderia fazer? Pelo menos arranjei algo para me distrair dessa data deprê. De quebra ainda respondi algumas dezenas de e-mails que estava devendo resposta há semanas.

Image Hosted by ImageShack.us
Decoração natalina em Shinjuku

Não sou religioso, mas respeito quem é. Afinal Natal não é apenas fé religiosa. É também fé nas pessoas, é acreditar em si mesmo e crer que amanhã será um dia melhor. Mesmo tendo que trabalhar normalmente…

Um FELIZ NATAL para todos!

9 comentários sobre “Natal anormal e boçal

  1. Feliz Natal Gabiii! Eu estava trabalhando bem na virada, pelo menos isso não vai acontecer durante o Ano Novo! Então… tá chegando o dia pra ir pra Tokyo ebaaaa! Vou te ligar hein?

    Beijos!

  2. Condordo plenamente!! Muito bem descrito o Natal no Japão!! Fiz tbm um post semelhante!! Passa lá!! Um abração e FELIZ NATAL!!

  3. Feliz natal atrasado, querido.
    Segundo dia dos namorados? hehehe essa eh otima!
    Beijinhos e feliz 2009!

  4. Voce ainda aceita os votos de BOAS FESTAS ?
    Desejo-te tudo de bom um ano novo cheio de realizações,concordo com vc que 2008 foi apenas
    para ‘EMPATAR” como se diz aqui,ou seja 0 a 0 .
    Fico feliz vendo todas as informações que vc passa;
    eu diria valiosas .Tenho certeza que neste ano serão ainda melhores.Tudo de bom.Bye.

Deixe um comentário