5 anos no Japão

7 jan

Há exatamente 5 anos atrás desembarcava no aeroporto internacional de Narita, à 60 km de Tóquio, um rapaz de 26 anos meio desorientado, mas excitado por estar pela primeira vez no estrangeiro. Assim como seus compatriotas não fizera planos, não tinha amigos e nem muito dinheiro. Na bagagem havia apenas sonho. Não sabia o que esperar, muito menos como seria viver nesse país que era tão diferente da sua terra natal, mas a vontade de explorar o mundo lhe dava forças. O rapaz era eu.

Monte Fuji

Em retrospecto, posso dizer que foram os cinco anos mais intensos e ao mesmo tempo mais monótonos da minha vida. Extremamente importantes para meu amadurecimento, sem sombra de dúvidas, mas anos sofridos. Perdi a conta de quantas vezes fiquei deprimido por não ver mais meus amigos e minha família. Porém, crescemos e melhoramos ante as adversidades. E foram muitas delas, especialmente nos últimos tempos. O terremoto de março do ano passado me fez abrir os olhos e descobrir o que realmente é importante na minha vida. Um evento dessa proporção pontua uma fase de transformações internas e de revisão de valores na vida de qualquer pessoa. Dei-me conta de como sou insignificante e impotente ante as dores do mundo. Isso mexeu em algo profundo em meu íntimo e iniciou uma série de pequenas revoluções no meu carácter.

No trabalho, as coisas também estão complicadas. A crise mundial já se arrasta por anos e suas consequências estão se agravando. O mundo mudou e ninguém sabe ao certo como reagir. Em meio a tantos questionamentos, acabei perdendo a inspiração para escrever no blog. Colocar ideias conflitantes em ordem leva tempo. E meu coração é só vertigem. Mesmo com um intervalo de quase um ano desde a última atualização, as palavras ainda me vêm com dificuldade. Como dizia o poeta: “não sei o que dizer e nem o que sentir”. Mas sei que é a hora de voltar a registrar minhas aventuras no diário de viagens.

Meu grupo teve a sorte de ser fotografado pelo site 37 frames. Na imagem, o momento em que me despeço de uma das vítimas do maremoto, após dois dias removendo entulho de sua loja.

A coisa mais importante que me aconteceu no ano de 2011 foi o voluntariado. Para mim um assunto extremamente delicado e de difícil explanação. Estive um par de vezes em Tohoku, na região devastada pelo maremoto e desde então tenho me envolvido com pequenas ações solidárias. Ser voluntário foi uma das experiências mais marcantes que tive. Pretendo descreve-la melhor em textos futuros. Poucas coisas são mais nobres do que se ajudar um desconhecido apenas por compaixão. Conheci pessoas incríveis durante o ano passado e decidi investir parte do meu tempo sendo voluntário.

Nunca imaginei que ficaria 5 anos vivendo longe de casa. Para mim é um ciclo que se encerra e o início de uma nova fase na minha vida. Creio que 2012 me trará grandes mudanças.

O rapaz cresceu. Agora tem 31 anos. Em sua bagagem já não há muitos sonhos, mas experiências.

Obrigado a todos os leitores e meus sinceros votos (atrasados) de ano novo. Que possamos todos aproveitar ao máximo as oportunidades que certamente virão em 2012.

Força sempre!

17 Respostas to “5 anos no Japão”

  1. Cristiane Araujo 07/01/2012 às 21:39 #

    Oi!
    Bom, sempre acompanhei o blog e senti sim falta dos posts durante esse ano, mas também sei que há fases em nossa vida que as coisas, e nós mesmos, mudamos. Fico muito feliz por ter voltado a ativa!
    Parabéns por ter superado todas as dificuldades e principalmente, por ter aprendido com elas. As vezes reclamamos, é normal! Mas o importante é a lição que a vida nos dá perante o inesperado. É bom saber que depois que tudo passa e nos tornamos pessoas mais fortes e melhores! Pode sentir orgulho de si, sem modéstia!
    Mais uma vez, parabéns!
    Beijos e Saudades,
    Cris.

  2. cassia dias 08/01/2012 às 00:40 #

    Wow, que post!
    Parabéns e mantenha os leitores informados das tuas andanças.

  3. claudia r. 08/01/2012 às 02:07 #

    Oi…tb cresci aqui nos estados Unidos,mas brazuca e’ pro mundo..o mundo nos pertence…Forca ai,meu chapa.
    Claudia r.,austin,Texas

  4. HaroldoDelorean 08/01/2012 às 02:10 #

    pow cara. mto bom. acho que varios leitores sentiram falta dos post inclusive eu.
    cheguei a pensar q algo grave podia ter acontecido.
    mas bom saber q apesar das mudanças vc está refletindo e encarando as dificuldades com maturidade.
    ótimo ano pra vc tbm.

  5. Eric Pereira 08/01/2012 às 14:32 #

    Trago os seus posts como uma fonte de inspiração, por isso achei muito bom poder ler um novo post seu.
    Acompanho seu blog desde o começo, sempre com a ideia de também ir para o Japão “me descobrir”. Talvez seja neste ano…

    Abraço

  6. Biguá 10/01/2012 às 01:02 #

    Bem vindo de volta, estava(mos) te esperando =)

  7. islamicghostsdj 12/01/2012 às 07:31 #

    mto legal a sua experiência, O japão é um lugar incrivel, nao abandone o blog, hein!

  8. OGA 20/01/2012 às 00:32 #

    Obrigado por surgires novamente… o teu contacto foi ficando e ficando na lista dos favoritos, valeu bem a pena deixá-lo, aguardando por esta oportunidade: uma nova oportunidade de escutar suas palavras!

    Força!

  9. Druida 27/01/2012 às 22:53 #

    Muito bom,Shigues

    Entendo voce. Mas enfim,temos que tomar decisoes.Essa é a vida e nao podemos parar.

    Gostei muito da parte sobre voluntariado.Faço isso desde moleque no Brasil e hoje,morando na Italia,ajudo uma comunidade carente no Brasil.Todo o ser humano deveria ajudar o proximo.

    A sensaçao é muito boa

    Boa sorte, samurai

  10. Anônimo 30/01/2012 às 08:14 #

    Sei bem o que é isso, estou vivenciando alo muito parecido…

  11. Farrell 31/01/2012 às 00:15 #

    Grande Shigues, você é uma pessoa maravilhosa, Que Deus continue te guiando por estes lugares man, você nos dá um grande testemunho com esta sua meta. Que todos vocês tenham forças para suportar mais esta triste fase e que o grande sol vermelho volte a brilhar por aí iluminando ainda mais para mostrar o quanto os japoneses são guerreiros! Abração meu brother, obrigado pelas noticias, estamos orando por vocês, Permaneçam com Deus!

  12. Mauricio 12/02/2012 às 02:02 #

    Que bom que você voltou ao blog!
    Fico muito agradecido por você continuar compartilhando suas experiências conosco!

    E parabéns pela sua solidariedade como voluntário.
    Deve ter sido muito gratificante ajudar aquelas vítimas num momento tão difícil.

    Você se expressa muito bem. Muito bacana o seu post.
    Estou ansioso pelo próximo!

    Até mais!

    • ShigueS 25/02/2012 às 18:02 #

      Poxa Mauricio, muito obrigado pelo elogio. Tenho mais coisas para postar. Vou ver se consigo criar algum método para escrever com mais frequência.

      Arigato!

  13. Talita Louise 25/02/2012 às 15:49 #

    Bem vindo novamente Shigues! Enquanto lia o post, achei que você encerraria o blog! Que bom que isso não aconteceu!

    • ShigueS 25/02/2012 às 18:01 #

      Oi Talita!

      Eu me sinto tremendamente culpado por não escrever mais. Com leitores tão atenciosos como você, é realmente muito mal da minha parte ficar tanto tempo sem escrever. Não vou desistir ainda não. Vou me esforçar para voltar a ter mais ritmo de escrita. Obrigado pela visita e pelo tempo em deixar esse comentário!

      Beijos!

  14. Anônimo 08/06/2012 às 06:00 #

    genki des su ka.Olá shigues, estou tendo o prazer de pela primeira vez ver seu blog, parabéns por sua força de vontade e pela vida que vc leva ai no oriente, sou louco pela cultura japonesa, filmes, animes, mangás, e meu sonho é tira uma foto com o fuji san bem atraz de mim. Que Deus ilumine seus passos e possa sempre abençoa-lo, e pra finalizar gostei do seu blog, e espero que vc não deixe de postar suas experiencias pra gente que te visita por meio dele. um abraço.

  15. MIYUKI LEITE KAJIHARA 31/08/2012 às 05:21 #

    PARABÉNS PELA SUA EXPERIÊNCIA E CRESCIMENTO NESSA TERRA QUERIDA!PARABÉNS TB POR ESCREVER TÃO BEM!ADOREI SEUS RELATOS

Deixe um comentário

