Dia da Maioridade 新成人の日

10 jan

Dia da Maioridade

Hoje celebra-se o Dia da Maioridade, evento organizado pelo governo japonês para prestigiar jovens que ingressam na fase adulta. No Japão, a maioridade se dá aos 20 anos de idade. Antes disso não se pode beber, dirigir e fazer todas as coisas que todo mundo provavelmente faz muito antes de virar a dezena de anos.

Aos 20, moços e moças estreiam como aspirantes na exigente sociedade japonesa e, eufóricos, dizem estarem prontos para enfrentar os desafios do futuro.

Porém, ao invés de festejar, o país encara um desafio sério. Esse ano o número de “novos adultos” foi de aproximadamente 1 milhão e 240 mil pessoas. É o pior resultado desde que se iniciou o balanço do número de pessoas, em 1968. Metade do número de jovens se comparado a 1970, o ano de maior índice. O resultado compromete o futuro da nação, já que representa 0.97% do total da população japonesa. 2011 marca o 4º ano seguido de queda do índice, que pela primeira vez fica abaixo de 1%.

Ou seja, a população japonesa está minguando.

Nada mais maturo que celebrar o Dia da Maioridade na Disneylândia.

Você sabia?

O Dia da Maioridade é celebrado em todo território nacional japonês na segunda segunda-feira de janeiro e foi instituído como feriado nacional a partir de 1948. Cada prefeitura se encarrega de arrumar um local e convocar os participantes, que assistem a diversas atrações e participam de uma cerimônia. A tradição também envolve a visita a um templo para atrair boa sorte no futuro (as comemorações se estendem também para os bares da cidade).

O festival tomou a forma atual em 1946, no pós-guerra, no intuito de motivar o país, arrasado pela derrota. Chamava-se Seinen Matsuri (青年祭り, festival do jovem) e acredito que o foco era nos rapazes (já que a população masculina diminuiu drasticamente em decorrência da guerra). Embora no começo ambos os sexos usassem uma vestimenta cerimonial japonesa, hoje em dia é mais comum somente as mulheres vestirem o “mogi” (uma espécie de kimono muito colorido e sofisticado). Com seus penteados elegantes, são elas as estrelas da festa.

 

fontes: TBS News, Wikipedia

foto: Tokyo Social Events

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: