Moda estilo Fitinhas do Bonfim

13 jul

Pouca gente sabe, mas as Fitinhas do Bonfim fazem o maior sucesso entre os Japoneses amantes do Brasil. Sim, aquelas mesmo de amarrar no pulso e esperar arrebentar naturalmente para realizar pedidos. Parece que para eles, a fitinha é um símbolo do Brasil tão forte quanto é para nós a figura de um lutador de Sumô no Japão. Fitinhas originais, compradas no Brasil a preço de pinga, são disputadas aos tapas por aqui. E ao que tudo indica, algum empresário de visão aproveitou o fenômeno para criar toda uma linha de produtos voltada para o público japonês.

A  luxuosa carteira é feita de couro e custa módicos ¥18,900 (R$377)! Clique na imagem para ver outros produtos na loja virtual.

Sábado passado estava passando por Shinjuku quando me deparei com uma vitrine cheia de produtos relacionados às famosas fitinhas. O que me chamou a atenção é que estavam expostas ao grande público e não à minoria alternativa de fãs do Brasil, em lugares obscuros e desconhecidos. Estavam lá junto com qualquer outro produto familiar, como maquiagens da Lacomé, perfumes da Kenzo, etc. No meio de uma grande loja de Departamentos lotada!

Não sei se estão vendendo muito, mas os produtos estavam na cabeçeira da gôndola. Lugar de destaque na seção de bolsas e com preços nada convencionais. Notavelmente produtos de alta qualidade, para competir com marcas já consolidadas no acirrado mercado de couro japonês. Mesmo sem conhecer a história das fitinhas e sua relação com o Brasil, as peças são muito atraentes. Conheço muitas japinhas que adorariam ganhar qualquer um desses itens de presente.

Demorei para reparar, mas ao se olhar de perto nota-se que a frase da fita é  “+ Lembrança do Senhor da Figura“, e não do Bonfim. Mas que “Figura” é essa? É o nome da marca. Talvez eles não quisessem usar o nome de um Santo, temendo mal azar ou um processo de Direitos Autorais. Falando nisso, será que existe algum que proteja o folclore brasileiro?

História da Fita do Bonfim

A fita original foi criada em 1809, tendo desaparecido no início da década de 1950. Conhecida como medida do Bonfim, o seu nome devia-se ao fato de que media exatos 47 centímetros de comprimento, a medida do braço direito da estátua de Jesus Cristo, Senhor do Bonfim, postada no altar-mor da igreja mais famosa da Bahia. A imagem foi esculpida em Setúbal, em Portugal, no século XVIII. A “medida” era confeccionada em seda, com o desenho e o nome do santo bordados à mão e o acabamento feito em tinta dourada ou prateada. Era usada no pescoço como um colar, no qual se penduravam medalhas e santinhos, funcionando como uma moeda de troca: ao pagar uma promessa, o fiel carregava uma foto ou uma pequena escultura de cera representando a parte do corpo curada com o auxílio do santo (ex-voto). Como lembrança, adquiria uma dessas fitas, simbolizando a própria igreja.

Não se sabe quando a transição para a atual fita, de pulso, ocorreu, sendo fato que em meados da década de 1960 a nova fita já era comercializada nas ruas de Salvador, quando foi adotada pelos hippies baianos como parte de sua indumentária.

Links: Loja Virtual da Figura

ps: Nunca usei uma fitinha dessas pois acho que me daria aflição tomar banho sem poder tirá-las do pulso durante anos a fio. Ugh!

6 Respostas to “Moda estilo Fitinhas do Bonfim”

  1. ALESSANDRA 13/07/2010 às 01:57 #

    Que legal!!!
    Eu usei varias vezes essas correntinhas, e sempre deu certo!!!
    hahahahahahhah
    Na minha atual fase, vou usar umas mil nos braços, pernas e pescoço….Vai que dá certo!!!
    Bjos
    Alê

  2. Bah 13/07/2010 às 08:32 #

    Eu tenho um amigo que mora em Salvador e ele me mandou umas fitinhas de lembranças… realmente, a preço de banana… Mas não é só ai que está na moda. Parece que voltou com tudo por aqui e em vários lugares.

    Kisu!

  3. Talita L. 17/07/2010 às 19:19 #

    Que interessante! Eu tinha várias dessas fitinhas na época dos meus 13 e 14 anos, só que eu nunca as usava rsrsr gostava de colecionar LOL

  4. Jaqueline 19/07/2010 às 09:25 #

    Nossa, no momento estou precisando de várias, haha!

    Parabéns pelo seu blog e portfolio!
    Tb sou ilustradora e designer recém formada.

    Tenho o mesmo objetivo que o seu, ir para o Japão e trabalhar com o que gosto!

    Gostaria de me comunicar com vc (e de quebra fazer mais um amigo com gostos em comum ^_^) e tirar umas dúvidas, se não for incômodo! Vc poderia me passar seu email?

    Bjos!

  5. Karina K 16/08/2010 às 19:59 #

    Guilherme,
    Eu também passei anos com uma fitinha. No fim…. nem lembrava mais qual era o pedido.
    Abraços, Karina

  6. vera vilas boas 02/09/2011 às 23:52 #

    Sou Vera Vilas Boas, baiana e anuncio produtos de Lembranças da Bahia, cangas, fitinhas bonfim, etc. Estou a disposição para responder dúvidas referentes aos meus produtos no meu blog http://vilasmoda.nafoto.net/index.html. Grata

Deixe um comentário

