Vamos fazer novamente!

22 maio

Campanha de conscientização do Metro toma novo rumo

Todos os meses, em toda a linha do Metrô de Tóquio, novos cartazes sobre etiqueta no trem são afixados para fazer seus milhares de usuários pensarem o que é legal ou não fazer. Desde o mês passado, o tom desses cartazes teve uma sutil mudança: ao invés de atacar os usuários mal-educados, agora atem-se no retrato de boas ações.

Se antes tínhamos gente sentada espalhafatosamente nos acentos, agora temos um jovem cedendo seu banco para um Senhor de muletas. Se tínhamos pessoas falando ou ouvindo música alta e causando incômodo aos outros usuários, agora temos um jovem gentilmente desligando seu aparelho ao perceber que está atrapalhando.

Acho que a mudança é positiva e muito mais bem-vinda que a anterior. Ainda mais em Tóquio, onde o povo anda super-estressado, é melhor premiar os bondosos que ficar puxando orelha de marmanjo.

Como diz o Caruso, “Japonês é tudo gente-fina, educado e tudo mais. Pelo menos até entrar no trem. Aí é um Deus-nos-acuda.” .

Anúncios

2 Respostas to “Vamos fazer novamente!”

  1. Anita 27/05/2010 às 08:16 #

    Holandes e’ tudo gente fina, ate chegar o “verao”. Ai ja ficam irritados, reclamando, acelerando e dizendo “va pegar colera”, “Va pegar tifo”, “vai morrer de cancer”. Horrid !

  2. Caruso 01/06/2010 às 15:25 #

    Valeu pela menção! E muito maneiro o post! Sabe que eu nem tinha reparado na mudança?! Vejo esses cartazes amarelos todos os dias, mas nem vi que agora os caras procuram mostrar os bons exemplos…se é que eles existem realmente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: