Surii-dii Terebi (TV3D)

22 maio

Comentei, não faz muito tempo atrás, que a Sony planejava começar a vender televisores 3D antes do começo da copa. Pois é, acabou que quem saiu na frente foi a Panasonic com sua linha 3D Viera. Pelo que entendi do paflento que peguei no estande, é o primeiro televisor tridimensional do mundo a ser comercializado para o consumidor simples.

Mas a razão pela qual quis fazer esse post foi outra. O que surpreendeu nisso tudo nem foi a tecnologia em si, mas o marketing que fizeram para promover o aparato de mais de 3 mil dólares. As fotos que tirei foram todas tiradas do badalado espaço promocional em frente ao Yodobashi Camera (espécie de Shopping Center de eletro-eletrônicos), em Akihabara. Ali, são realizados inúmeros eventos para atrair a atenção do público, desde pequenos shows com músicos, até exposições com maquetes enormes de personagens de filmes e jogos. Tudo isso no coração Geek da capital.

No caso da 3D Viera, a Panasonic reservou o espaço para demonstrar o poder do produto ao público, por mais de uma semana! Isso em pleno Golden Week, a semana em que 90% do Japão entra em férias. Não consigo nem imaginar quanto custaria um único dia no GW para realizar uma exibição, quanto mais uma semana inteira.

O legal foi que qualquer pessoa podia entrar na fila para ver como funciona a TV. É realmente muito próximo do que se vê nos cinemas 3D, só que em casa. Disponibilizaram 3 vídeos em 3 monitores. Um sobre a natureza, numa espécie de trekking naturalista; um outro num bote em um rio selvagem e o terceiro num mergulho submarino com centenas de peixes. Tudo acompanhado por uma dezena de funcionários bem educados e treinados para tirar quaisquer dúvidas sobre o televisor.

Não sabe como o 3D é possível? É fácil! Leia o material explicativo da Panasonic.

É claro que foi um sucesso. Em todos os dias que passei por lá, as filas estão lotadas de curiosos. Eu mesmo fui em todos as 3 mais de um dia, já que ali é passagem obrigatória para mim.

Imagino como deva ser difícil introduzir uma nova tecnologia no mercado e fazer com que as pessoas mudem a maneira como faziam algo até agora em prol do novo. Não sei se a televisão vai pegar. Se formos pelo exemplo do cinema, ainda vai demorar alguns anos para o 3D se popularizar aqui na terrinha.

Detalhe para a modelo limpando os óculos para mim. Quanto esmero!

Pessoalmente acho a TV3D algo muito interessante, mas não sei se gosto da idéia de passar horas com um óculos ridículo na cara para ver um filme. Outro detalhe é que as cores mudam um pouco, parece que estamos vendo tevê com óculos de praia. Sem contar que, pelo menos é a minha impressão, se não estivermos bem colocados em frente a TV, o efeito distorce e fica muito estranho.

Como essa história de digitalização do sinal de tv, muita gente deve estar planejando comprar uma tv nova, e a diferença de preço não é tão grande em relação a comum (leia-se: tela plana com full hd, com Blueray e 40″). A pergunta que não quer calar é: se você fosse comprar um monitor esse ano, você optaria por uma televisão com 3D?

E a Sony? Pois é, para não ficar no prejuízo total, a Sony montou em outro lugar uma barraca muito parecida com a da Panasonic. Mas dentro da estação, no saguão de trânsito! Pena que não tive tempo para ver, nem para fotografar, já que a exposição durou apenas um final de semana.

Anúncios

3 Respostas to “Surii-dii Terebi (TV3D)”

  1. Ewerthon Tobace 26/05/2010 às 18:57 #

    Ola Gabriel,
    adorei te rever la na expo.
    quanto a estas teves, sinceramente, nao gostei muito do resultado. Ainda me da uma certa dor de cabeca ficar com aqueles oculos…
    Vamos ver o que vai dar…

  2. jonasribeiro78 28/05/2010 às 18:27 #

    Shigues!
    Aqui no Brasil também lançaram a TV 3D. Mas o preço é só para quem não liga pra dinheiro…rsrs
    Agora se eu compraria? Eu acho que não, porque é a primeira linha, em um ano com certeza os avanços devem ser gigantescos.

    Abraço!

  3. Lucy Leite 29/05/2010 às 22:28 #

    Olá Gabriel, aqui na Espanha também já vendem isso. A questão é que tem filmes que são feitos diretamente em 3D, enquanto outros são transformados (como o Alice do Burton, por exemplo). Isso dá uma diferença incrível no que você vê, acho, em termos de cores e tal. Já numa sala escura é assim, em casa, as luzes ao redor, deve ser pior. Será que vai pegar mesmo isso?
    Abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: