Cata-lixo Rangers

28 abr

Vestidos como super-heróis, os membros do "ASU Catadores de lixo Rangers" coletam lixo em frente à loja Big Camera na estação de Nagóia.

Sempre achei curioso o fato das ruas no Japão serem tão limpas. Não há quem não se espante. Tamanho asseio se deve não somente à educação dos pedestres, mas também a ações comunitárias e espontâneas como essa da foto. Nesse caso a ação é particularmente curiosa.

Já vi muitas vezes estudantes, funcionários e até mesmo moradores varrendo calçadas, catando pitucas de cigarro e podando arbustos. Mesmo assim, sempre me espanto. Talvez por que eu nunca tenha presenciado isso por onde morei no Brasil. Faz parte da cultura japonesa cuidar do coletivo. Arrisco dizer que o coletivo é até mais limpo e organizado que o privado: parques e praças são super limpos enquanto apartamentos e casas típicas japonesas tem um monte de coisas amontoadas.

Falando nisso, essa semana mesmo presenciei uma ação dessas perto do meu trabalho. Gostaria de fotografar mais, mas na pressa o que consegui foi isso:

Seria um castigo para os alunos que tiraram notas baixas?

Apesar da foto que inspirou o post ser de 2007, o tema é interessante. Não acham?

2 Respostas to “Cata-lixo Rangers”

  1. Alexandre Mauj Imamura 01/05/2010 às 17:18 #

    Eu vejo pelos meus sobrinhos que estudam na escola japa. Eles são responsáveis pela limpeza do local, da sala de aula.

    E não acham ruim, não reclamam de colaborar na limpeza. O legal é que naturalmente o comportamento é repetido dentro de casa. Eles mesmos fazem a limpeza do quarto, ajudam a mãe (que trabalha fora) na cozinha e tudo. É bem interessante esse ponto de vista na educação.

  2. Caruso 06/05/2010 às 17:27 #

    Castigo não deve ser? Bom, pelo menos eu preferiria sair para a rua e ver gente do lado de fora, do que ter que limpar o banheiro da escola! E olha que limpar banheiro nem é castigo para eles! Mas realmente, a limpeza do bem público muitas vezes impressiona…e como vc mesmo disse, tem uns japoneses que têm um dom de trabalhar ou viver em meio a uma zona! Como pode ser possível isso num mesmo ser?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: