Mao-chan, a princesa da patinação

27 fev

Pessoalmente, nunca fui muito chegado em acompanhar eventos esportivos pela TV. Nem mesmo futebol, apesar de todo mundo em casa assistir jogos até de times pros quais não torcem. Eu não sei se é esse o motivo, mas eu nunca tinha visto as Olimpíadas de Inverno antes. Tenho a impressão que mal se fala disso no Brasil, talvez por que seu período coincida com o carnaval e o verão, duas coisas que não tem nada a ver com esportes na neve. Ou ainda por que temos poucos esportistas brasileiros participando (sim, temos oito).

Já o Japão promoveu uma grande campanha de incentivo aos seus atletas. Como em toda competição, existem aquelas modalidades onde há mais chances de vencer. Na Patinação Artística feminina, a favorita japonesa é uma garotinha muito simpática chamada Mao Asada, ou Mao Hime, a Princesa Mao.

Mao-chan, como é carinhosamente chamada, tem 19 anos e é natural de Nagóia, em Aichi. Região que vivi no primeiro ano de Japão. Quatro vezes campeão nacional, ela é a esportista japonesa com mais premiações em sua categoria, sendo considerada a terceira melhor patinadora do mundo pela ISU. Resumindo, ela é o “Ronaldinho” do Japão, só que muito mais bonita.

Mesmo desligado como sou, acabei sendo envolvido na torcida e acabei pegando gosto por essa modalidade que é muito parecida com o balé clássico, só que mais rápido e dinâmico. E realmente gostaria que o Japão tivesse levado a medalha de ouro, sua primeira nas Olimpíadas de Inverno de Vancouver. Porém, a grande rival de Mao acabou levando embora a medalha e junto com ela, a alegria de todos os japoneses.

Kim Yuna e Mao-chan tem um longo histórico de competições, desde o começo da carreira. São muito parecidas, mais ou menos a mesma altura, a mesma idade e o mesmo tipo físico. Com o detalhe de Kim ser coreana, o que seria mais ou menos como se ela fosse argentina e competisse contra uma brasileira. Some isso à grande pressão que foi colocada nas costas das duas e você terá uma competição emocionante!

Sexta passada (26), foi a final de Patinação Artística Feminina. Mao-chan foi muito bem, mas estava muito nervosa e isso acabou causando alguns deslizes em sua apresentação (literalmente). Enquanto a coreana Kim conseguiu novamente fazer uma apresentação per-fei-ta e recebeu muitos pontos. No vídeo dá para ver a diferença entre as duas, principalmente a tranquilidade da agora campeã Kim Yuna (que também tem mais molejo).

Uma pena mesmo foi ver a princesinha se desmanchando em lágrimas na entrevista logo após conferir seus pontos. Após ser questionada sobre como foram os 4 minutos da apresentação ela desabafou: “foram longos”.

Uma coisa boa aqui no Japão é que o público apoia até o final, mesmo quando a medalha é de prata. Houve muitos protestos de gratidão à Mao Asada pelo esforço em conseguir chegar ao pódio. As pessoas elogiam e agradecem mesmo quando o que queriam mesmo era o ouro. Coisa que no Brasil não é bem assim. Ou é ouro, ou é lixo.

Asada Mao ao lado de Kim Yuna, sua rival de infância

Uma resposta to “Mao-chan, a princesa da patinação”

  1. Cristiane 01/03/2010 às 05:41 #

    Olha, essas Olímpiadas de Inverno repercutiram muito aqui no Brasil. A Rede-Record-do-Bispo teve boa parte de sua programação direcionada a cobertura dos jogos, assim como a SportTV.
    Sempre que me encontrava com amigos comentávamos sobre as partidas de Curling (acredite!), as descidas no Bobsled e os esportes de neve.
    Foi muito bom ter uma tv aberta transmitindo os jogos, pudemos nos interar um pouco mais de coisas tão distantes de nossa realidade.
    Confesso que estava torcendo pela japinha e tenho certeza que ela estará na Rússia em 2014.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: