A Garota que viajou no tempo

21 ago

Se você gosta de anime e procura algum filme despretencioso porém interessante, experimente assistir o longa animado 時をかける少女 , ou “The girl who leapt through time”, produzido pelo famoso estúdio Madhouse e lançado em 2006.Poster Americano

Fiquei interessado após ler uma crítica muito interessante no Japan Times. O filme foi muito bem recebido pela crítica especializada e chegou a levar o Japan Academy Prize for Animation of the Year. Outro detalhe é que o diretor, Mamoru Hosoda, chegou a trabalhar nos estúdios Ghibli no filme “Castelo Animado”.

O roteiro é baseado 20 anos após os eventos narrados no livro homônimo e conta a história de Makoto Konno, uma típica estudante colegial japonesa que por acidente descobre que é capaz de viajar no tempo. A princípio ela apenas usa seus poderes para frivolidades, como evitar chegar atrasada na escola, tirar boas notas e até repetir a mesma sessão de karaoke por 10 horas seguidas. Veja o trailer:

O filme começa devagar, com os protagonistas sendo introduzidos um a um. A rotina é retratada muito fielmente e até mesmo os efeitos sonoros remetem à estação em que se passa a história. A princípio não acontece nada de mais, porém ao se aproximar do final várias reviravoltas fazem o roteiro ficar muito interessante. A personagem Makoto amadurece durante suas várias experiências de viagem no tempo. Noentanto o que não se percebe é exatamente que o tempo passou, já que ela vai e volta várias vezes num invertalado de semanas e até de dias apenas. Não espere viagens ao futuro inimaginável ou até para eras passadas.

Como toda história que se preze, o foco é o romance que floresce entre os colegas de escola. Tudo bem dramatizado ao estilo japonês. Do ponto de vista técnico o filme não traz inovações. Não é nenhuma grande produção e o acabamento se assemelha muito com os seriados de tv que estamos acostumados a assistir, inclusive com a reciclagem de cenas (a mesma cena passa diversas vezes). Apesar desses pontos o filme prima pelo roteiro, que é muito bem elaborado e não deixa pontas soltas.

“Tokikake”, como é carinhosamente apelidado o filme, poderia facilmente ser um filme com atores de verdade, de tão simples e inteligente que é. Eu gostei bastante e digo: é por filmes assim que a animação japonesa tem o respeito que tem. Definitivamente um filme para quem gosta de cinema .

links> site oficial (jap) | wikipedia | ficha técnica

Anúncios

5 Respostas to “A Garota que viajou no tempo”

  1. jeferson 21/08/2009 às 14:51 #

    muito legal esse filme “Toki Wo Kakeru Shoujo”, um fato curioso é que a tia da menina é quem viajava no tempo 20 anos antes.
    vale muito apena assistir também os filmes do makoto shinkai, especialmente o filme “cinco centímetros por segundo” .

    • ShigueS 21/08/2009 às 19:32 #

      Sim, tudo leva a crer que a tia dela é a protagonista do livro, que não li por sinal.
      Não conheço esse “Cinco centímetros por segundo” mas vou pesquisar.
      Obrigado pela dica Jeferson!

      • Biguá 26/08/2009 às 07:31 #

        esse cinco centimetros por segundo, graficamente é lindo, a musica tema tb , mas a história eu num curti mto naum.. achei meio raso…

  2. UDany 22/08/2009 às 17:53 #

    Realmente é um filme muito bom! Eu vi mais cedo este ano quando foi lançado no tracker Haitou.org e adorei! Não fazia idéia que havia um livro precedendo a história apesar de ter sentido que havia uma história de fundo.
    Todas as produções feitas pela Madhouse são de excelente qualidade e não pode-se esperar menos de quem produziu adaptações como Death Note e Helsing ^^

  3. Ewerthon Tobace 25/08/2009 às 21:19 #

    Ah, adorei essa dica!! quero ver!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: