O cão mais leal do mundo

25 maio

“Nos encontramos no Hachiko” talvez seja a frase mais comum entre amigos que marcam um ponto de encontro em Shibuya, bairro jovem, de lojas e bares de Tóquio. Pelo menos entre estrangeiros, a segunda mais comum talvez seja “O que é Hachiko?”.

Desde que cheguei na terra do sol nascente tenho me fascinado com estátuas antigas de samurais, ora trajados em imponentes armaduras, ora montados em elegantes cavalos. Todas elas com gloriosas histórias, como se espera de alguém que foi imortalizado num objeto de arte. Porém, imaginem minha surpresa ao constatar que a Hachiko que não é nada mais, nada menos do que a estátua de um cachorro.

Estátua de Hachiko

Muitos japoneses admiram a estátua, que é um dos pontos turísticos da cidade. É comum ver jovens estudantes e turistas posando para fotos com Hachiko.

Confesso que a primeira vez que cheguei ao famoso ponto de encontro, nem percebi que havia uma estátua ali, tamanha a concentração de gente. Haviam tantas pessoas que não dava nem para andar! Fiquei a imaginar por que marcar num ponto de encontro onde todo mundo marca. Não seria mais fácil combinar onde não tem ninguém? E também não entendi o motivo de ter de ser essa estátua do cachorro, sendo que há um monte de outras mais legais na região. Talvez  por ser kawai? (fofinho, os japas adoram). Depois de conhecer a história do cachorro, porém, entendi por que não existe lugar melhor para se encontrar alguém do que junto ao Hachiko.

Hachiko (lê-se ra, como em rato – ti co) é o nome de um cachorro da raça Akita, típica do Japão, e que pertenceu a Hidesaburō Ueno, um professor da Universidade de Tóquio que se mudou para o bairro de Shibuya em 1924. Hachiko era muito querido pelo Professor Ueno e demonstrava seu afeto acompanhando todos os dias seu mestre até a estação de trem. No final da tarde, quando o professor retornava da universidade, Hachiko voltava e o esperava em frente a estação. Os dois então voltavam juntos para casa.

A rotina continuou naturalmente até maio do ano seguinte, 1925, quando Professou Ueno sofreu um ataque na universidade e faleceu subitamente. Não é difícil imaginar seu fiel cão, Hachiko, esperando seu retorno por horas em vão naquele trágico dia. Ele tinha 18 meses nessa época.

Depois da morte de seu dono, Hachiko foi confiado as outras famílias, amigos e parentes de Ueno. Aflito, ele frequentemente fugia à procura de seu dono.  Ao perceber que o professor já não estava mais na casa onde morava, Hachiko resolveu esperar em seu antigo ponto de encontro: em frente à estação de trem de Shibuya. E foi como a lenda começou.

Hachiko voltava pontualmente no mesmo horário que parava o trem que outrora trazia seu dono. Sentava-se à frente da saída e esperava seu dono surgir entre as centenas de pessoas que saíam dos vagões. Os dias foram passando, viraram semanas, meses e anos. Alguns passageiros que já conheciam a cachorro por tê-lo visto em companhia de seu dono foram tocados pela devoção de Hachiko e passaram a trazer alimento para consolar a espera que nunca teria fim.

E assim foi por 10 anos, até 8 de março de 1935, quando Hachiko finalmente não apareceu para esperar seu mestre, já que o havia encontrado no além-vida.

A história tocou o coração dos japoneses e Hachiko virou símbolo de lealdade, sendo usado como modelo para educar crianças em escolas. Graças a essa fábula verídica, os cães de sua raça, Akita, viraram febre no Japão e foram salvos de uma quase extinção. Um famoso escultor japonês ergueu o momumento em memória a tocante história de amor entre um cachorro e seu dono e a estátua de bronze é hoje um dos mais importantes pontos de encontro de Tóquio.

É uma história fascinante e que me inspirou a escrever um artigo na Wikipedia, que traduzi do inglês e que recomendo para quem quiser mais detalhes. Além disso encontrei um vídeo que resume toda a história numa riqueza imensa de detalhes. Vale a pena assistir (deixe os lenços de papel por perto)!

Já fazia tempo que queria postar essa história. Pelo menos antes da adaptação americana de Richard Gere. Até aprecio a consideração que Holywood teve pela história do cachorrinho, que já tem mais de 70 anos. Prefiro não pensar que fizeram só por causa da crise de roteiros originais e esperar que eles não estraguem tudo. Eu realmente sou apaixonado por essa história e acho que tem mesmo que espalhar para o mundo todo.

Image Hosted by ImageShack.usCuriosidades: A estátua original foi derretida para abastecer as fábricas balísticas durante a Segunda Guerra Mundial, a atual foi refeita a partir do molde da antiga. Os restos mortais de Hachiko foram empalhados e podem ser vistos no Museu de História Natural em Ueno. Porém, sua carne foi cremada e enterrada junto com seu querido mestre e jaz no requintado Cemitério de Aoyama.

Spoiler do filme: A história se passa em Connecticut dos dias atuais e o cão, chamado apenas de Hachi (o “ko” no japonês tem o sentido de “pequenino”) é trazido do Japão. Abandonado nas ruas, logo é adotado por um professor chamado Parker (Gere) e os dois se tornam grandes amigos. Há boatos que o ator japonês Ken Watanabe (de “Último Samurai”) apareça no filme.

Para assistir: O filme “original” japonês se chama “Hachiko Monogatari” (A história de Hachiko) e é de 1987. As cenas do vídeo do post foram retiradas desse longa. Se procurar bem, pode-se encontrar na internet… atchimm!!!

links: wikipedia, japanprobe, hachiko movie, findagrave

112 Respostas to “O cão mais leal do mundo”

  1. Dudico 25/05/2009 às 06:20 #

    É isso ae S, ainda bem que não pegaram o cachorro pra comer antes de verem td isso né? haha, ah… é na Korea né? hahaha… sei lá, pra mim é td igual! rs
    Boua Charlie, continue com o trabalho de reconhecimento por aí.
    Câmbio final…

    • brenda 22/08/2011 às 08:55 #

      eu chorei muito quando asistir esse dvd

      • Aline 27/03/2013 às 23:36 #

        Eu tb

    • luana 10/11/2012 às 04:19 #

      q filme bem lindo!

    • Lucas 09/02/2013 às 00:54 #

      Você representa bem o povo brasileiro, que na sua maioria é um lixo, que saem por aí falando do que não sabem, que assistem programas idiotas como o BBB e dão sei lá, uns 50 milhões de votos pra globo, já pra fazer um protesto pra tentar melhorar o país nunca, tem no máximo umas 100 pessoas, povo bundão do caralho. Japão>Brasil sempre.

    • jaime bandeira 24/12/2015 às 20:19 #

      Realmente a história é impressionante, falo isso por que sou apaixonado por akitas tenho um e sei como ele é incrível. Com relação ao título “O cão mais leal do mundo” , talvez ele pertença agora a um akita brasileiro que esperou o dono por 14 anos, ou seja 5 anos a mais que o Hachi. veja aqui:

      http://ndonline.com.br/florianopolis/noticias/129680-cachorro-que-esperou-dono-por-14-anos-morre-no-rio-tavares-em-florianopolis.html

  2. diogo 25/05/2009 às 15:59 #

    Mto legal esse post, ja me falaram deste filme mas ainda nao assisti, realmente tem muitos detalhes ricos da cultura japonesa, vamos esperar a versao Holywoodiana p/ ver o que aprontaram, estreia agora no inicio do segundo semestre

  3. CARUSO 25/05/2009 às 18:56 #

    Muito linda essa história. Confesso que já conhecia, mas somente por alto. Sabia que era um cão que havia esperado seu dono por anos…e blá blá blá, mas nada muito detalhado. O vídeo eu vejo depois qdo chegar em casa. Só de ler e imaginar a lealdade desse cachorro e a frsutração de saber que seu dono jamais retornaria… já senti meus olhos ..digamos…suando. rs. Parabéns pelo post!

  4. Cristiane 26/05/2009 às 07:15 #

    Tenho certeza que todos os animais são leais a seus donos. A história é linda e comovente! Ele merecia mesmo uma estátua.

  5. Francine 27/05/2009 às 17:11 #

    Animais,amigos reais e leais,só quem tem pra saber a real profundidade desa relação!
    Adote um amigo!

    *COMPRAR NUNCA,VIDAS NÃO TEM PREÇO!!*

  6. Ale Coragem 31/05/2009 às 18:23 #

    Já sabia desse história, mas só de ver o video, já me emocionei, realmente devia ter pego os lenços de papéis!!!
    Na hora já pensei nos meus cachorrinhos!!!
    Bem dizia o filme “Todos os cães merecem o ceú”!

  7. Tiago 01/06/2009 às 06:01 #

    Putz que bonito 😀

  8. DNA 18/06/2009 às 07:14 #

    Muito bacana o post! Joguei há um tempo atrás um jogo pro Nintendo DS (The world ends with you) em que a história roda toda no bairro de Shibuya, e um dos pontos principais do local era justamente a estátua.

    Lembro que fiquei intrigado com a estátua do cachorro, mas acabei não procurando mais a respeito… Não conhecia e foi uma boa descoberta ler a história por aqui. Já fiquei fã do blog! 🙂

  9. Viviane 08/10/2009 às 07:03 #

    Olá, eu me emocionei muito com a história, e fiquei pensando no meu “”Pitico””” que se parece com o Hatchiko, ele é fiel e gosta de esta sempre do meu lado…

    Tbm, acho que os cachorros deveriam ir para o céu….

  10. Nihonjin no kokoro 03/01/2010 às 13:37 #

    DUDICO?!HUAhuaHUAhuaHUAhua……..que porcaria de nome e esse hein?!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…..
    Gracas a Deus que os japoneses nao sao como voce ne seu otarioOo!!!!!!kkkkkkkkk….porque se fosse aposto que ja teriam comido o cachorro, que por sinal e muito mais inteligente do que voce! huaHUAhuaHUAhua….e outra coisa, se pra voce coreano e japones sao iguais pq vc nao vai dar uma estudada hein seu mane!!!!!!huahua…..quem sabe um dia vc nao consiga distinguir. Engoleeeeeee essa seu pastel.huahuahua

    • Anônimo 03/03/2010 às 09:57 #

      seu mane essa historia so quem pode ler sao pessoas que tem coraçao e nao pra animais como voce!

      • Anônimo 23/10/2012 às 06:06 #

        o anonimo fala isso de volta idiota

    • emanuelle 18/08/2011 às 07:38 #

      seu babaca

  11. Junior 09/01/2010 às 10:02 #

    Eu vi no cinema; é uma choradeira danada.

    snif!!!!!!!!

  12. everton 15/02/2010 às 18:24 #

    Nossa eu chorei muito ao ver esse fime…PQ eu perdi um dos meus cachorros recentemente e pelo fato de estar longe de casa e nem ter tido como me despedir dele….a maioria das pessoas n acreditam e nem sabem oq e isso mais eu digo q ate hoje foi a mior perda q eu ja tive…..q Deus o tenha…Eu nunca esquecerei dele sera eterno……
    Essa historia do hachiko e muito especial…….

  13. fabio junior 19/02/2010 às 16:07 #

    eu tenho um akita e muito leal a mim gostei muito da historia

  14. Eugenio.Gomes JORGE 27/03/2010 às 06:04 #

    Eu assisti ao filme e fiquei emocionado,pois sempre
    acreditei na lealdade dos cães e como sou espirita acredito também que o cãozinho via o espirito do seu dono por isso é que ele ia lá todos os dias .
    Que o ser humano que ver o filme aprenda a amar e se dedicar ao próximo para que um dia quem sabe, esse ditado naõ faça mais sentido.
    Quanto mais conheço o ser humano, mais amo o meu cachorro.
    Hachito esteja com DEUS e até um dia pois com certeza um dia estaremos juntos.

  15. Roger 30/03/2010 às 09:17 #

    Não consigo parar de chorar…..assistam ao filme….começaremos a ter uma outra visão da vida

  16. fabiana 31/03/2010 às 07:05 #

    este filme e realmente bonito.quem não assistiu que veja ele.eu chorei muito com a historia.

  17. Anônimo 02/04/2010 às 13:10 #

    hhh

  18. Anônimo 02/04/2010 às 13:11 #

    O filme eh maravilhosoo

  19. Ana Luiza 01/05/2010 às 18:39 #

    Filme MARAVILHOSO!! Adorei e acho que quem não assistiu deveria assistir! uma história que nunca vi igual, depois disso realmente passamos a enxergar a vida com outros olhos. Sou apaixonada por animais e acho que deveriam ser mais respeitados! São leais, diferente de muitas pessoas que encontramos por toda parte.

  20. Anônimo 06/05/2010 às 08:56 #

    nusss esse cachorro é inpressionante quando vi o filme me emocionei

  21. Anônimo 14/05/2010 às 15:52 #

    incrivel, e alguem ainda duvida esse é p melhor amigo do homen? lição de vida para o ser humano dado por um cachorro…

  22. thaina e bruna 19/06/2010 às 09:37 #

    meu Deus essa historia e liinda
    liindaa a maiis bonita q eu ja vi

  23. luiz carlos 03/07/2010 às 05:31 #

    adorei esta histori ou seja é real , me comovi e dela tirei liçao e aproveitamento . muito bom.

  24. luiz carlos 03/07/2010 às 05:32 #

    adorei esta histori ou seja é real , me comovi ,

  25. Roger gauxo 04/08/2010 às 13:33 #

    bah esculaxo o filme marley i eu kkkk (muito rox esse filme minha namo naum paro de xora olhando

    • luana 10/11/2012 às 04:18 #

      olha ñ sei se o filme marley e eu fica para traz em! pq tmb é um filme ótimo! 😀

  26. Charlene 14/08/2010 às 05:57 #

    Queria apenas dizer qui gostei muito,muito mêsmo dessa historia linda!!e uma historia muito comovente,meche muito em o nossos coraçaos!mas pena qui é com un final tao triste….

  27. Bianca Vita 15/09/2010 às 11:04 #

    Nossa, eu acabei de assistir o filme dele.
    Meu Deus, é muito triste, ele é muito LEAL,
    ficou dez anos o esperando e talz ..
    chegou em um dia que pelo qe eu entendi em março
    ele morreu, talvez tenha morrido naquele lugar que
    ele sempre esperou.
    Nossa, o filme é lindo lindo, mas não queria que o dono
    morresse, é lindoo liindo e muitoo triste.

  28. ROBERTO 28/01/2011 às 23:33 #

    NOSSA EU VI O FILME.
    QUE EMOÇÃO!!!O FILME CONTA UMA HISTÓRIA MUITO LINDA….
    EU VOLTEI A SER UM BEBE, NAO PARAVA DE CHORAR…
    QUEM TEM CORAÇÃO E SENTIMENTOS VAI FAZER O MESMO…

    HACHIKO CAO FIEL…

    UM DIA EU TIVE QUE DOAR UM CAO MEU, POIS NAO TINHA CONDIÇOES DE CUIDAR, QUANDO ELE ESTAVA INDO EMBORA ELE PULOU DO BRAÇO DO SEU NOVO DONO E CORREU EM MINHA DIREÇÃO E PULOU NO MEU COLO, PEDINDO NAO ME DEIXE IR…
    ELE SO TINHA 1 MÊS DE VIDA..
    MAIS EU NAO TIVE ESCOLHA, NAO TINHA CONDIÇOES, E ACABEI DOANDO PARA UM CASAL DE AMIGOS..
    DEPOIS DE 2 DIAS EU SONHEI COM ELE MORTO NO COLO DO SEU NOVO DONO,
    EU LIGUEI PARA SABER COMO ELE ESTAVA E VEIO A NOTICIA, QUE ELE AVIA MORRIDO ENVENENADO,POR CARACOL AFRICANO.. CHOREI MUITO, POIS ELE NAO QUERIA IR EMBORA..
    HOJE GRAÇAS A DEUS A MINHA VIDA MUDOU, HOJE TENHO 20 CACHORROS.. TODOS SAO CUIDADO COM MUITO CARINHO E AMOR….
    90% DOADOS…

    AMO ANIMAIS……

    • ShigueS 29/01/2011 às 00:40 #

      Nenhum cão merece sofrer. Desejo toda a sorte na sua missão de salvar vidas caninas, Roberto.

  29. Taobao Agente 11/02/2011 às 14:54 #

    Essa história é linda, eu vi a estátua também quando fui para shibuya, eu já tinha visto o filme japonês então foi meio triste em pensar que o cãozinho não conseguia entender que ele nunca mais iria voltar.Acho que acaba sendo como um filho pequeno que perde o pai e pergunta para mae porque o pai nao quer mais ver ele.

  30. lucas 01/03/2011 às 09:17 #

    meu primo tem uma akita japonesa ela e muito leal a ele e tambem ela e muto grande eforte ela e tau forte que quando ele vai paciar com ela ela ate pucha ela e quando ele deicha eu pacear com el ela tambem me pucha

  31. lucas 09/03/2011 às 06:42 #

    esse cao e mais leal e mais bonito do mundo

  32. Rosa 28/03/2011 às 03:02 #

    Esta historia retrata que mais uma ves o cao e o melhor amigo do homem me comovi com a historia ainda nao a conhecia foi um explendido filme e felizes aqueles que tem um caozinho em casa e o ama agreditem vale a pena um amor assim é o mais puro que existe. Abraços .

  33. harlan 12/04/2011 às 09:45 #

    eu chorei mumito cuando eu asiti o filme eu achei muitor interesanter eu sei que o caõ e o melho amigo do homemeeu adorei

  34. camila nunes 12/06/2011 às 13:32 #

    até agora não consigo para de chorar, não tinha conhecimento até hoje dessa fascinante história de amor e lealdade…( os homens também poderiam ser assim;) rssr já que a maioria não são fies ,podiam ser leais…

  35. jefferson lima 12/06/2011 às 13:36 #

    não vou negar , me faço de durão maas choreei mt , pois quem tem sentimente não vai resistir…
    o fiilme é uma lisão de vida, ( minha namorada rir ate hoje de mim porque choreei ) rs

  36. guilherme 12/06/2011 às 14:27 #

    you are hachi life one word Life

    In 1924, Hidesaburō Ueno, a professor in the agriculture department at the University of Tokyo, took in Hachikō as a pet. During his owner’s life, Hachikō greeted him at the end of each day at the nearby Shibuya Station. The pair continued their daily routine until May 1925, when Professor Ueno did not return. The professor had suffered from a cerebral hemorrhage and died, never returning to the train station where Hachikō was waiting. Every day for the next nine years the golden brown Akita waited at Shibuya station.

    Hachikō was given away after his master’s death, but he routinely escaped, returning again and again to his old home. Eventually, Hachikō apparently realized that Professor Ueno no longer lived at the house. So he went to look for his master at the train station where he had accompanied him so many times before. Each day, Hachikō waited for the return of his owner.

    The permanent fixture at the train station that was Hachikō attracted the attention of other commuters. Many of the people who frequented the Shibuya train station had seen Hachikō and Professor Ueno together each day. They brought Hachikō treats and food to nourish him during his wait.

    This continued for nine years with Hachikō appearing precisely when the train was due at the station.[2]
    [edit] Publication

    That same year, one of Ueno’s students (who had become an amateur expert on the Akita breed) saw the dog at the station and followed him to the Kobayashi home (the home of the former gardener of Professor Ueno — Kikuzaboro Kobayashi[3]) where he learned the history of Hachikō’s life. Shortly after this meeting, the former student published a documented census of Akitas in Japan. His research found only 30 purebred Akitas remaining, including Hachikō from Shibuya Station.

    He returned frequently to visit the dog and over the years published several articles about Hachikō’s remarkable loyalty. In 1932 one of these articles, published in Tokyo Asahi Shimbun, threw the dog into the national spotlight. Hachikō became a national sensation. His faithfulness to his master’s memory impressed the people of Japan as a spirit of family loyalty all should strive to achieve. Teachers and parents used Hachikō’s vigil as an example for children to follow. A well-known Japanese artist rendered a sculpture of the dog, and throughout the country a new awareness of the Akita breed grew.

    Eventually, Hachikō’s legendary faithfulness became a national symbol of loyalty.
    [edit] Death

    Hachikō died on March 8, 1935, and was found on a street in Shibuya.[4] After decades of rumors, in March 2011 scientists settled the cause of death of Hachiko. The dog had terminal cancer and a filaria infection (worms). There were also four yakitori sticks in Hachiko’s stomach, but the sticks did not damage his stomach or cause his death.[5][6]

    His stuffed and mounted remains are kept at the National Science Museum of Japan in Ueno, Tokyo.[7][8]
    [edit] Bronze statues

    In April 1934, a bronze statue in his likeness was erected at Shibuya Station (35°39′32.6″N 139°42′2.1″E / 35.659056°N 139.700583°E / 35.659056; 139.700583), and Hachikō himself was present at its unveiling. The statue was recycled for the war effort during World War II. In 1948 The Society for Recreating the Hachikō Statue commissioned[citation needed] Takeshi Ando, son of the original artist, to make a second statue. When the new statue appeared, a dedication ceremony occurred.[9] The new statue, which was erected in August 1948, still stands and is an extremely popular meeting spot. The station entrance near this statue is named “Hachikō-guchi”, meaning “The Hachikō Entrance/Exit”, and is one of Shibuya Station’s five exits.

    The Japan Times played a practical joke on readers by reporting that the bronze statue was stolen a little before 2:00 AM on April 1, 2007, by “suspected metal thieves.” The false story told a very detailed account of an elaborate theft by men wearing khaki workers’ uniforms who secured the area with orange safety cones and obscured the theft with blue vinyl tarps. The “crime” was allegedly recorded on security cameras.[10]

    A similar statue stands in Hachikō’s hometown, in front of Ōdate Station. In 2004, a new statue of Hachikō was erected on the original stone pedestal from Shibuya in front of the Akita Dog Museum in Odate.

    The exact spot where Hachikō waited in the train station is permanently marked with bronze paw-prints and text in Japanese explaining his loyalty.
    [edit] Annual ceremony

    Each year on April 8, Hachikō’s devotion is honored with a solemn ceremony of remembrance at Tokyo’s Shibuya railroad station. Hundreds of dog lovers often turn out to honor his memory and loyalty.[11][12][13]
    [edit] In popular culture
    Hachikō exhibited at the National Science Museum of Japan in Ueno.
    [edit] Films

    Hachikō was the subject of the 1987 movie Hachi-kō (Hachikō Monogatari) ハチ公物語 (literally “The Tale of Hachiko”),[14] directed by Seijirō Kōyama, which told the story of his life from his birth up until his death and imagined spiritual reunion with his master. Considered a blockbuster success, the film was the last big hit for Japanese film studio Shochiku Kinema Kenkyû-jo.[15][16]

    Hachiko: A Dog’s Story,[17] released in August 2009, is an American movie starring actor Richard Gere, directed by Lasse Hallström, about Hachikō and his relationship with the professor. The movie was filmed in Rhode Island, and also featured Joan Allen and Jason Alexander.

    The story and statue of Hachikō at Shibuya Statue are featured in the direct-to-video animated film Scooby-Doo! and the Samurai Sword.[citation needed]
    [edit] Books

    Hachikō is also the subject of a 2004 children’s book entitled Hachikō: The True Story of a Loyal Dog, written by Pamela S. Turner and illustrated by Yan Nascimbene. Another children’s book, a short novel for readers of all ages called Hachiko Waits, written by Lesléa Newman and illustrated by Machiyo Kodaira, was published by Henry Holt & Co. in 2004. Hachiko Waits was released in paperback by Square Fish (an imprint of MacMillan) in 2008.[18]

    Hachikō is featured prominently in the 2008 novel The Story of Edgar Sawtelle by David Wroblewski.[19] The novel revolves around the extraordinary relationship between the title character, his family and the dogs they raise.
    [edit] Video Games

    The statue of Hachiko is featured in the Square Enix game The World Ends With You (released in the US in April 2008) and is even part of one of the game’s first missions. Statue of Hachiko in the background Also, a character referred to as Koro-chan, clearly based on Hachiko, appears in the Atlus game Persona 3.

    The Samurai class in Nethack always starts the game with a little dog called Hachi, from Hachikō.
    [edit] Radio

    In 1994, the Culture Broadcasting Network (CBN) in Japan was able to lift a recording of Hachikō barking from an old record that had been broken into several pieces. A huge advertising campaign ensued and on Saturday, May 28, 1994, 59 years after his death, millions of radio listeners tuned in to hear Hachikō bark.[20]
    [edit] Television

    A 2002 episode, Jurassic Bark, of the American animated series Futurama[21] borrows heavily from Hachikō’s tale.
    [edit] Similar cases

    Greyfriars Bobby, a Skye Terrier in Edinburgh, Scotland, was loyal to his master long after his master’s death in 1858. Until Bobby’s death 14 years later, he reportedly spent every night at his master’s grave.[22] A statue in memorial of Greyfriars Bobby was erected near the graveyard.

    In Snake Gully, Australia, the monument Dog on the Tuckerbox exists, inspired by a bullock driver’s poem, Bullocky Bill, which celebrates the life of a mythical driver’s dog that loyally guarded the man’s tuckerbox (lunch box) until death.

    In Spain, there was a similar case. Canelo, in 1990, went with his master to Cadiz hospital in order to receive his periodic treatment of dialysis, until one day there were a series of complications and he died. However, Canelo waited for him for 12 long years until in 2002 died after being run over by an unidentified vehicle. In his honor, his name was given to a street, where a plaque was put.

    Gelert, associated with the place Beddgelert in Wales. Here, the dog is alleged to have belonged to Llywelyn the Great, Prince of Gwynedd, and to have been a gift from King John of England. In this legend, Llywelyn returns from hunting to find his baby’s cradle overturned, the baby missing and the dog with blood around its mouth. Imagining that it has savaged the child, Llywelyn draws his sword and kills the dog, which lets out a final dying yelp. He then hears the cries of the baby and finds it unharmed under the cradle, along with a dead wolf which had attacked the child and been killed by Gelert. Llywelyn is then overcome with remorse and he buries the dog with great ceremony, yet can still hear the dying yelp. After that day Llywelyn never smiles again

  37. Brian 12/06/2011 às 23:14 #

    Cara assisti o filme ontem na Record… Man qnd vi q o cara morreu e o cachorro n saia da porta do metro la man comecei a refleti fiquei mó depre, coitado do cachorro … Cachorro mt leal! Eu tenho
    3 gatos comecei a pensar neles … Agora vi a postagem… To quase chorando, por isso q amo os animais são leais aos donos não como certos alguems no mundo! :@
    Ai nunk vi um cachorro assim, fikei triste pk ele tinha fé q o dono ia volta e esperou, esperou… Eu tive uma cachorra onde eu ia ela ia sem coleira nem nada amava ela mas ela faleceu, chorei muito!
    Hachi tinha muito amor pelo dono, e sempre esperou ele mas ele não voltou, mas o cachorro continuou la isso sim é ser fiel, qeria mt conhecer a estatua dele.
    Vlw gostei mt da postagem!

  38. Brian 12/06/2011 às 23:22 #

    Man to chorando pa crl…

  39. Alexandre martintin rodrigues dos santos 13/06/2011 às 04:33 #

    Esse canino muito leal não podia ter sofrido como ele sofreu ano e anos esperando seu dono isso e triste mas nem tudo na vida são flores se fosse comigo e minha mãe eu iria morrer também por que ela que vivi comigo que toda ajuda salve esses caninos da extinção por que são muitos leais abraços para todos com seus depoimentos

  40. Marcos Marcolino 18/06/2011 às 14:00 #

    Realmente o cachorro é o amigo mais fiel do mundo

  41. Brian 07/08/2011 às 13:39 #

    so eu denv 🙂 assisti o filme 3 vzs e nas 3 eu chorei… Faze oq? amo animais, eu ainda nem acredito q ele esperou 9 anos pelo dono, e sempre q assisto choro mt fico com mt dó dele ele amava seu dono, ouvi dizer q foi pelos akitas q os cachorros virou o melhor amigo do homem só n tenho mt certeza mas se for verdade… Se eu pude-se ter um cachorro o nome dele seria Hachiko(Hachi) homenagem a esse belo cachorro q me ensinou oq é lealdade 😀

  42. diego 07/08/2011 às 13:49 #

    n conhecia a história ai passo na tv minha mãe estava assistindo peguei o filme na metade mas consegui ve oq é lealdade e oque o filme nos ensina !!! Sempre adorei animais principalmente cães e gatos. Qem n gosta da história n tem coração, chorei pa caramba nunca vi uma história assim e nem sabia q era real, amei o cachorro e o filme só q o final é triste… Ele sim é leal aah adorei o nome Hachiko(Hachi)

  43. DANNIEL KIMURA 20/08/2011 às 08:55 #

    ECI FILME É MUITO LINDO…EU AMO CACHORRO DE MAIS E MEU PAI E MINHA MÃE TEMOS QUE AMAR OS ANIMAIS QUE SÃO EM DEFEZOS EU FICO MUITO MAU QUANDO ALGUEM MAUTRATA OS ANIMAIS DEVEMOS A MALOS PQ TBM ELIS TEM SENTIMENTOS COMO NOIS NW MAUTRATE TEM AMOR PELOS ANIMAIS MUITA GENTE MAU NECI MUNDO QUE FAZ MAU AOS ANIMAIS

  44. DANNIEL KIMURA 20/08/2011 às 08:58 #

    NOME DO MEU CÃO É HIRO MUITO LINDO ELI LEMBRA OH HATIKO kkkkkk

  45. DANNIEL KIMURA 20/08/2011 às 09:01 #

    podem me add no meu orkut sera um prazer tenho fotos do meu cão lindo oh hiro danniel_kimura@hotmail.com ok pessoal

  46. Alessandra 06/09/2011 às 20:40 #

    Linda essa historia muitas pessoas tem muito a aprender com esse cachorro é de vc parar e refletir sob as atitudes tomadas com seus semelhantes. Esse cachorro tem mais valores que muitas pessoas por ai.
    Eu tenho três cachorros e tenho eles como da familia um animal é uma benção de Deus.

  47. Sãmela 17/09/2011 às 22:40 #

    Isso sim é leal nem as pessoas são tão leais assim
    eu queria um cachorro desse eu tambem tem uma cachorra depois que eu vir esse filme eu começei
    a dar valor a minha cachorrinha!eu a amo. Minha mãe minha prima chorarram ao ver o filme eu estou muito trite

  48. silvanira 20/09/2011 às 03:53 #

    Eu assisti esse filme me emocionou muito.
    principalmente quando o cahorro volta ao
    terminal. E fica a espera de seu fiel dono.

  49. isabela 09/10/2011 às 00:38 #

    filme muito triste mas mostra a nos seres humanos oque e lealdade

  50. Leocy Freitas 10/10/2011 às 03:30 #

    interessante essa bela história de amor e lealdade

  51. Fabio 19/10/2011 às 04:28 #

    História muito boa que mostra os valores que muitas pessoas na tem e deveriam se espelhar nos animais.

  52. mariane 03/11/2011 às 05:46 #

    Olaa
    adorei o artigo, e sempre que leio sobre esse filme eu choro muito,
    é a historia mais leal que eu ja vi.
    Grande Abraço, Mary Marins.

  53. Adelson 03/11/2011 às 07:43 #

    A historia é linda e muito emocionante ja tive um cachorro muito lindo e muito obediente chorei de emoção com o filme muito lindo e comovente foi muito merecida sua estatua gostaria de um dia pode ver pessoalmente

  54. Maria Célia Milagre 23/11/2011 às 08:03 #

    Gostei muito desse artigo, assim, pude conhecer está magnifica história.

    Maria Célia Milagre 22/11/11

  55. bruno 09/12/2011 às 01:46 #

    http://www.megavideo.com/?v=LXUT6Y11 esse e o filme do hachiko é muinto legau

  56. ADRIANE 09/12/2011 às 07:51 #

    eu gostei muito do filme sempre ao seu lado e uma linda historia eu jar assisti varias vesses esse filme e o filme mas lindo e legal do mundo inteiro eu chorrei muito nas partes
    emocionantes e uma historia linda e muito emocionante e uma historia muito boa por que as pessoas podem ver que os animas também tem sentimento e que esse sentimento e lindo e muito especial.
    esse filme e especial para mim que sempre vai ta no mel coração eu vou leva para a minha vida toda essa linda historia.

    ESSA HISTORIA E ESPECIAL

    • LUA 09/12/2011 às 07:56 #

      OI EU SOU A PESSOA MAS FELIZ DO MUNDO
      POR QUE EU SEI QUE ESSA HISTORIA VAI
      EMOCIONA QUAL QUE UM QUE TEM SENTIMENTO
      FIM

  57. @CHAY LEÃO 09/12/2011 às 08:01 #

    OI PESSOAL EU NÃO SOU FÃ DE FILMES ASSIM
    MAS ESSE EU TENHO QUE FALA ESSE E UMA LINDA HISTORIA
    FUI GALERA

  58. @SophiaAbraão 09/12/2011 às 08:33 #

    ai que historia mas linda
    eu chorrei muito quando
    o dono da cachorro
    morreu ai deu muita pena do
    pobre cachorro ai que pena
    mas o filme e muito legal mesmo tchau
    por que eu tenho que ler um testo
    da novela rebelde pra mim
    lembra as partes do dia 14/12/2011
    não percam a novela vai da muitas coisas
    legais beijos….

  59. eduardo 04/01/2012 às 09:02 #

    este foi o melhor filme que eu já assisti principalmente porque se trata de uma historia real me fez pensar se um cão pode desmonstrar lealdade por que muitas vezes nós não mostramos?

  60. jack 06/01/2012 às 12:24 #

    Meu deus essa história foi muito emocionante e muito linda agora sei que o melhor amigo do homem é o cão!!!!!

  61. thais oliveira 10/01/2012 às 03:53 #

    chorei muito quando assirti esse filme .
    penssei logo na minha cachorrinha .

  62. Alex Junior 21/02/2012 às 03:08 #

    eu gotei de mais

  63. pablo 24/02/2012 às 09:02 #

    ei gostei muito desse filme.. e recomendo pra quem nunca assistiu assisti………

  64. pablo 24/02/2012 às 09:32 #

    nunca vi um filme tao bom como esse adoreiiiii……….

  65. Laioã souza 07/03/2012 às 06:04 #

    Gostei muito do filme tambem

  66. Carlos Alberto 'Daniel Daniel 07/03/2012 às 06:45 #

    Akita . Identifico – me com esta raça….

  67. lucas 07/03/2012 às 07:00 #

    e` linda essa estoria adorei chorei muinto

  68. gil 07/03/2012 às 20:32 #

    é depois de 29 mim emocionar tanto com uma historia!!!!!
    …tão linda ,melhor amigo do homem é realmente o cachorro!!!!!!
    ….vou ter um! ,e em homenagem a ele vou por o nome hachiko…
    …..

  69. paulo 07/03/2012 às 22:03 #

    conheço uma uma história parecida com esta,.na decada de 1970 havia um carroceiro
    que tinha um cão viralata que o acompanhava sempre,um dia este senhor sofreu um
    acidente e morreu no local pois o cachorro não deixava ninguem aproximar do corpo.
    para resumir a historia ,o cahorro foi parar no cemiterio na hora do enterro e nunca
    mas saiu do cemiterio,na decada de 1980 eu era taxista e meu ponto de parada era
    era neste cemiterio.eu conheci este cachorro (cemiterio do caju rio de janeiro)os mas
    antigos funcionarios podem comfirmar esta historia.

  70. cristian 08/03/2012 às 08:39 #

    filme muito emocionante!!! isso mostra que temos que dar muito valor aos nossos cachorros porque eles sao nossos melhores companheiros!!!

  71. taciana remigio delmonico 10/03/2012 às 06:33 #

    esse filme e muito triste e o cachorro era muito lindo..

  72. juliano 11/03/2012 às 08:46 #

    rach o ser mais leal do mundo inacreditavel voi real o dono morre o obichinho ainda fiel rach morreu em 1935 e re encarnou um ano depois eu chorei de mais meu cao chaise tambem foi o ser mais lel daki quando eu bati a cabeça e lalatio e chorou e me lambeu nos seremos inseparaveis mesmo e le morto chaise o chachoro que nunca mordeu ninguem nen uma vesinprecianante esses seres anjos de 4 patas chaise morreu em 2011

  73. Anônimo 24/03/2012 às 06:49 #

    eu chorei muito e tambem tr

  74. Luís Antônio Panone 02/04/2012 às 00:22 #

    Pra vc entender o que é perder um Akita.

  75. Marcos Charles 02/04/2012 às 13:25 #

    Filme muito lindo, assisti ele 3x e não importa o quanto de vezes que assista sempre é muito emocionante, na minha opinião os animais DEVERIAM SER MAIS VALORIZADOS!.

  76. Anônimo 05/04/2012 às 23:55 #

    Caro o filme foi show,é incrível a lealdade do cachorro,e também concordo DEVIA SER MAIS VALORIZADO.

  77. celia 27/04/2012 às 09:20 #

    mto lindo o filme..eu xorei mto….temos di dar mto valor aos animais….pois quando Deus fez o paraiso,,,antes di fazer adao e eva ele fez os animais….viu como eles sao importantes??entao vamos cuidar dos nossos bichinhos,,,,eu tenho 6 gatos….amo todos.

  78. eynfyvev 29/05/2012 às 20:35 #

    eu achei muito legal mas o cachorro e lindo de mais

  79. janaina holcer silva 07/06/2012 às 03:38 #

    por naquela epoca a familiar do professor ñ cuido do cachorro ate ele morre o animal fico na miseria compretetamente isto e cuedade sem tamanho .

  80. ISABELE 11/06/2012 às 06:28 #

    eu assisti o fiumi e chorei muito e uma historia muito comovente eu recomendo pra qm nao assistiu eu assisti e gostei muuuuuuuuuuuito

  81. helio 20/07/2012 às 09:09 #

    tenho cinco akitas, o mais novo é o hachi uma homenagem ao eterno hachiko.

  82. thais garcia 14/09/2012 às 23:10 #

    que lindo mais na onde a estatua esta???

    • layane 16/10/2012 às 01:03 #

      eu assisti o filme ontem SEMPRE AO SEU LADO chorei muito tão linda a estoria

  83. angela 09/11/2012 às 13:43 #

    nossa toda vez que eu lenbro eu choro tanto tanto……..so de lenbra do cachorro
    essa historia e muito linda linda mesmos

    • marcio 10/11/2012 às 04:01 #

      este fime é realmente muito emocionante .todos deveriam ver,e conhecer o quanto esses animais são maravilhosos

  84. luana 10/11/2012 às 04:13 #

    eu ADOOOREI esse filme… não tem cm não chorar. eu ‘recomendo’ é mto bom msm. 😉

  85. cristiane azevedo 10/11/2012 às 04:55 #

    Amei a materia e linda!!!!

  86. jorgemoreira 10/11/2012 às 20:59 #

    gostei mesmo muiito linda essa historia

  87. Savio 11/11/2012 às 10:30 #

    Graças a esse cachorro ( HACHIKO ) eu tomei direção na minha vida, e um rumo a um grande futuro, quero muito ser veterinario… e prometo estudar muito para isso… ei vc q postou esse post… espero q leia e me ajude a realizar esse sonho tambem… I LOVE YOU HACHIKO…

  88. gracielle 13/11/2012 às 08:35 #

    esse filme e muito emocionante. linda essa historia…

    • Anônimo 27/02/2013 às 10:13 #

      essa historia vai ficar para sempre na minha cabeça!!!!!!!!!!!!!!!!!

  89. Shoshana 09/03/2013 às 05:15 #

    Admiring the hard work you put into your blog and detailed information
    you provide. It’s good to come across a blog every once in a while that isn’t the same old rehashed material.
    Great read! I’ve saved your site and I’m including your RSS feeds to my Google account.

  90. Aline 27/03/2013 às 23:37 #

    Esse filme é muito bom,todo mundo aqui em casa chorou!!

  91. Paige 18/05/2013 às 05:26 #

    I have been browsing online more than 3 hours today, yet I never found any interesting article like yours.
    It is pretty worth enough for me. In my opinion, if all site owners and bloggers made good content as you did, the internet
    will be much more useful than ever before.

  92. marcos vinicius 26/06/2013 às 05:51 #

    Chorei muito ate agora quando eu lembro eu choro

  93. Anônimo 26/06/2013 às 05:51 #

    q historia linda esse cão merece uma espaço no ceú

  94. paulo henrique 26/06/2013 às 05:53 #

    essa historia é muito linda

  95. Izac 26/06/2013 às 10:39 #

    Uma historia que todos deveriam se espelhar por ela, gente o filme só num assisto com frequência, se não eu choro direto, uma lição de vida…..

  96. Izac 26/06/2013 às 10:54 #

    Gente de + da uma vontade de conhecer a estatua de pertinho.. e voltar no tempo. eu num era nem nascido ainda.

  97. Izac sousa (Roraima) 27/06/2013 às 10:43 #

    Gente tem um animal mais fiel que este, de ms mesm…

  98. Carmen Lucia Porto 13/11/2013 às 10:14 #

    ESSA LEALDADE ENTRE O HOMEM E O CACHORRO NAO TEM IGUAL TENHO UM BOBBY ADORO ELE E SEI QUE ELE ME AMA TBM

Deixe um comentário

