A Gripe chega a Tóquio!

20 maio

No momento em que escrevo, jornais de várias partes do mundo estão noticiando que o vírus H1N1, ou Gripe Suína, fez sua primeira vítima na capital japonesa. Segue tradução livre da matéria do Japan Times:

Uma estudante em Hachioji, oeste de Tóquio, foi confirmada nessa Quarta-feira portadora da Gripe Suína H1N1, tornando-se assim a primeira pessoa fora da região de Kinki e do Aeroporto de Narita em Chiba a contrair a doença.

A garota de 16 anos, cujo nome está sendo mantido em sigilo, havia retornado na Terça-feira de uma viagem a Nova Iorque, onde ficou desde 11 de Maio até Segunda-feira, informou o Governo Metropolitano de Tóquio. Ela é estudante da prefeitura de Kawasaki.

O caso deve forçar o governo a tomar precauções para uma possível epidemia na capital, que abriga 12 milhões de pessoas, equivalente a 10 por cento da população total japonesa, mesmo que ainda não haja casos fatais da Gripe.

– grifos meus –

Estive acompanhando a inacreditável velocidade com que o vírus se espalhou em Osaka e Kobe, já contabilizam 263 casos de contágio e a previsão é que aumente cada vez mais. Por causa da epidemia as escolas da região foram fechadas por período indeterminado, enquanto creches aderiram e resolveram suspender suas atividades. Com os filhos em casa sem poder sair, muitos pais se viram obrigados a tirar férias forçadas para cuidar de casa. Hospitais e enfermarias se recusam a aceitar pacientes com sintomas de influenza, seja ela qual for. Cafeterias e lojas de conveniência tiveram o movimento reduzido drasticamente, por outro lado supermercados lotados e com falta de produtos já que muitas pessoas resolveram fazer estoque de comida em caso de calamidade. Tudo isso apenas em uma semana.

Os governantes pedem calma, que não há o que se preocupar ainda. Eu me pergunto “como?”, com toda a mídia criando o apocalipse na terra. Confesso que estou assustado, faz duas horas que li essa notícia. Aposto que quando acordar pela manhã alguma coisa vai ter acontecido, e não vai ser nada muito divertido de saber. É diferente você ler uma notícia de algo que está acontecendo longe de onde você mora e de repente perceber que agora você está no centro dela.  E não há uma mascara em casa para usar no caminho para o trabalho. Medo, muito medo!

Anúncios

3 Respostas to “A Gripe chega a Tóquio!”

  1. Cristiane 20/05/2009 às 07:08 #

    Não tema! Aqui no Brasil se fez muito alarde; acabaram remédios nas farmácias e máscaras (que, comprovadamente, não são eficazes) ficaram fora de estoque, mas o próprio governo disse que essa gripe nem é tããão má assim. As pessoas que morreram já tinham algum problema que foi agravado com a gripe e morreram por conta desse problema, não exatamente pela gripe.
    Não fique preocupado e nem deixe de levar sua vida normalmente por causa disso. Do mesmo jeito que ela chegou, uma hora ela vai embora, como todas as gripes…

  2. Caruso 20/05/2009 às 07:26 #

    Parece meio filme, não? Agora que eu sei que a gripe “chegou” à capital…dá mesmo um frio na espinha só de pensar que eu poderei ser o único a não estar de máscara amanhã, pela manhã, nas ruas de Tóquio….sinistro (no sentido real)!

  3. jeferson 20/05/2009 às 13:37 #

    é isso mesmo , essa gripe não está matando nem mosca, o que se teme seria uma possível mutação neste vírus que o tornasse letal, mas são só suposições.
    se eu estivesse no japão ficaria mais preocupado com a crise econômica e o que essa onda de gripe pode fazer na economia local.
    boa sorte.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: