Mais de 30 mil suicídios em 2008

28 abr

A Agência Nacional de Polícia anunciou que os casos de pessoas que decidiram tirar a própria vida superou 30 mil casos em 2008, décimo-primeiro ano consecutivo. Segundo a entidade policial, um total de 32 mil 249 pessoas suicidaram ano passado, o que representa uma redução de 844 em relação à 2007.

De acordo com o relatório mensal oficial, o número de suicídios experimentou um aumento no mês de outubro, coincidindo com o início da crise econômica global que afetou gravemente o Japão, causando desemprego e forte recessão. Só naquele mês contabilizaram-se 3 mil 092 casos, o maior do período.Do montante, 22 mil 831 suicidas eram homens e 9 mil 418 mulheres. Tóquio registrou o primeiro lugar em número de incidentes, seguido de Osaka, Hokkaido e Saitama.

A maioria das mortes foi causada por asfixiamento por sulfeto de hidrogênio, técnica bastante divulgada na internet em sites que dão dicas de como tirar sua própria vida.

A média é de 3 suicídios por hora.

É incrível, inacreditável. Acho que a imagem de país-de-suicidas que o Japão tem é forte em vários países do mundo. Meus ex-colegas estrangeiros confirmam que a lenda existe em seus respectivos países. Não sei muito bem qual é o motivo para tanta gente se matar, mas desconfio que deva ser pela cobrança excessivamente rigorosa que a sociedade japonesa impõe.

Muito estresse somado com uma vida dedicada quase que exclusivamente ao trabalho, sem ter tempo para namorar, passear e passar o tempo com a família. Ninguém aguenta!  Tanto é que muita gente rica e famosa acaba suicidando pelos motivos mais banais: geralmente por que foi traído ou teve alguma outra desilusão amorosa. A vida em Tóquio não é nada fácil. Muitos trabalhadores fazem hora-extra diariamente para prover sustento a família que quase nunca vêem. Quer um exemplo? Conheci uma garota que trabalha 14 horas por dia. E em pé !

Tenho sorte de nunca ter presenciado um suicídio, mas já senti os efeitos de alguns deles na minha rotina. Às vezes o trem demora para chegar, todo mundo sabe que coisa boa não é. Aliás, sexta-feira passada parece que houve algo parecido na estação perto do meu trabalho. O trem nem chegou a parar completamente junto à plataforma. Um amontoado de pessoas bloqueou a visão e quem queria ir embora teve que ir para outra estação. Credo!

Sei que algumas pessoas sofrem com doenças que afetam o humor profundamente e isso faz com que elas hajam de maneira inusitada. Mas 32 mil pessoas num ano é muita gente! No período em que passei escrevendo esse texto 3 pessoas devem ter tirado sua vida.  É aterrorizante pensar nisso…

fonte: blogdelpeta
foto: Erimi

Anúncios

Uma resposta to “Mais de 30 mil suicídios em 2008”

  1. Bah 28/04/2009 às 11:48 #

    Pior, ainda mais com a crise que chegou pra valer, esse numero poderia e ainda pode, se bobear, ser maior ainda.

    E.. eu jah trampei 14hs de peh, de boa… epoca que trampava pra juntar grana, depois a gente fica mais preguicoso rs…

    Kisu!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: