Sale! Sale! Sale!

10 jan

Final de dezembro, começo de janeiro. Inverno. Tóquio, 3 milhões de pessoas se preparam espiritualmente para uma tradição dos tempos modernos: liquidação de inverno!

SALES

Some os fatores da crise, que deixaram muitos produtos intocados nas prateleiras no final do ano passado, com descontos agressivos o bastante para atrair o maior número de compradores o possível e, por final, férias de 1 semana para todo o país! Pronto, temos todos os ingredientes para formar uma muvuca digna de nota.

muvuca em omotesando

Começo de ano no Japão é também período para outro grande feriado, o 冬休み (fuyu yasumi), ou feriado de inverno, literalmente. Um país inteiro de férias (só quem trabalha em comércio que se lasca) ao mesmo tempo que os japoneses recebem seu bônus, que corresponde a duas vezes o salário mensal mais o salário normal (décimo quarto e até quinto para alguns felizardos).

Descontos tentadores, de até 70%, estão por todos os lugares. Mas não se encante muito, a grande maioria dos produtos interessantes estogam logo nos primeiros dias. Consigo imaginar aquele monte de gente correndo quando abrem-se as portas do shopping e se batendo para tirar até a roupa do manequim.

Estou exagerando. A verdade é que você vê muita gente, mesmo, nas ruas, nas lojas, por todos os lugares, mas poucas estão carregando sacolas de compra. A maioria está apenas fazendo window shopping, olhando tudo sem colocar a mão no bolso. Não posso dizer que é normal, mas dizem as más línguas que é por causa da crise. Li até que o consumo caiu esse ano em todo o país (e no mundo, provavelmente) por conta do medo em se gastar.

omotensando

Apesar de ver muita gente sem sacola de compras, é muito raro encontrar um produto do jeito que você quer, da cor que você gosta e, pior ainda, do seu tamanho. A não ser que seja tudo XS, extra-extra pequeno, minúsculo. Se eu, que não sou nenhum gigante, tenho que usar L e até mesmo XL, imagine quem é mais “fortinho”. Impossível!

LaPort Chiba

Confesso que gosto de fazer compras, mesmo que só de olho. E não estou me referindo à minhas constantes visitas à Apple Store ou às lojas de eletrônicos de Akihabara. Roupas também me interessam. Os japoneses levam a moda bem a sério e todo mundo se esforça para se vestir bem. Isso me instigou a prestar mais atenção a tendências, cores, padrões e texturas, que mudam a cada estação. De certa forma isso tem a ver com minha área de formação: artes gráficas.

Image Hosted by ImageShack.us

Enfim, nessa época é simplesmente impossível andar pela cidade sem trombar com uma dessas placas gritantes, dizendo “VENHA COMPRAR! TÁ BARATO!”. O pior é que a parada funciona, você sempre fica na espectativa de achar aquela jaqueta, aquele tênis de couro ou qualquer outra coisa mais barato e acaba caindo na armadilha de entrar na loja.

Parece que grande parte das promoções vão somente até hoje, o que não é grande coisa porque quase tudo já foi vendido. Imagino que as lojas estejam se preparando para a nova estação, minha querida primavera. Porém, deve ter ainda muita coisa pelo país a se ver. Aproveite quem puder!

Uma resposta to “Sale! Sale! Sale!”

  1. marcos|sadao 18/01/2009 às 08:20 #

    concordo com a coisa que se refere ao tamanho. antes, eu comprava na gap…. agora, so’ online, em lojas nos eua… bom, acho que a melhor solucao seria perder peso…rs

Deixe um comentário

