Final das Férias…

24 ago

Pois é, domingão nublado, dia arrastado que marca o final do sossego do 夏休み (natsu yasumi), o segundo amado-por-todos grande feriado japonês. Depois de 5 dias inteiros fazendo tudo o que eu queria, ou seja, NADA, não tenho muita certeza se estou feliz em voltar à rotina massacrante de trabalhar e estudar a bendita língua japonesa numa carga diária de 13 longas horas. Foram 3 lindas semanas sem aula na escola!

Acabou a moleza das férias de Verão, agora é voltar ao batente e rezar para chegar logo o final do ano! (Na foto, eu curtindo um sol no parque de Yoyogi)

Ouvi uma história chocante durante esses dias de repouso, veja só: parece que no Japão, somando-se todos os feriados que se tem durante o ano temos mais dias livres que no Brasil! Não é algo a se pensar? Caçilda, eu preciso confirmar isso, mas faz muito sentido já que existem dois feriados nacionais de 1 semana por ano, fora os dias marcados no calendário.

Aproveitei para relaxar um pouco nessa folga, foi muito bom. Nem no blog eu mexi muito por que eu queria fazer só o que me desse na telha. Fui à exposições, vi vários filmes, li bastante e saí para a balada (hoje acordei às 19h). Duro é a grana que vai embora, mas, diabos, só se vive uma vez!

Desejem-me sorte para a dolorida readaptação à velha rotina. Estou colocando o material da escola de volta na mala, nessa hora que vem aquele sentimento de culpa de quem nem tocou nos livros que deveria estudar (eu sei, deveria mas não consegui, sou humano afinal de contas). Poderia ser pior: ouvir a voz do Faustão e depois aquela musiquinha do “Fantástico” e saber que já é hora de dormir por que amanhã é dia de branco.

6 Respostas to “Final das Férias…”

  1. rics 24/08/2008 às 14:06 #

    Eu fiquei impressionado com a informação de que no Japão vocês tem mais dias livres que no Brasil. Isso eu nem podia imaginar. O Japão tem aquela fama de Workaholic total, com todas aquelas histórias de crianças se suicidando porque não foram bem na escola e tudo o mais. Legal.

    Acho que a diferença entre o Japão e o Brasil, nesse aspecto, é que aí o pessoal realmente trabalha e dá o melhor de sí quando está fazendo algo. Já aqui, se o sujeito puder enrolar e levar vantagem não vai pensar duas vezes. Quem trabalha sério aqui é considerado “otário”.

    Descanso merecidíssimo! O Japão teria que ficar uns 50 anos “de férias” pra nivelar novamente com o resto do mundo…hehehehe

    Adorei o blog cara. É legal ler sobre uma cultura que está literalmente do outro lado do mundo, ainda mais sobre o ponto de vista de um brasileiro.

    Grande abraço,
    rics

  2. Hidemi 24/08/2008 às 15:08 #

    Yasumi japones eh muito bom mesmo.
    Nunca contei os feriados dos dois calendarios, mas eu acredito que o calendario japones tenha mesmo mais feriados…
    Mas posso estar enganada, jah que no Brasil, por ser feirante, tivesse que trabalhar nos feriados e nos finais de semana. E quando dava a sorte de ter um feriado livre, nao tinha dinheiro pra passear… snif
    Hmmm jah aqui, vivo beeem mais, afinal, alem dos feriados, temos condicoes financeiras pra curtir…
    ^^)/

  3. Anônimo 25/08/2008 às 04:30 #

    “Poderia ser pior: ouvir a voz do Faustão e depois aquela musiquinha do “Fantástico” e saber que já é hora de dormir por que amanhã é dia de branco.”

    Hahahaha XD~ Joga na cara mesmo… sempre odiei a vinheta do fantástico por culpa disso… ta bom…. eu não tenho uma vida corrida e definitivamente são bemmmmmmm menos que 13h… XD
    A quanto tempo você mora ai ?

  4. Mafagafos 25/08/2008 às 04:32 #

    droga XD não coloquei os outros campos sem querer… eu sou o “Anônimo”…

  5. Bah 25/08/2008 às 15:11 #

    Oi Gabi! Aqui, corridíssimo… Irmã e cunhado estão aqui e indo embora essa semana. Foi um yasumi MUITO corrido, mas valeu a pena. E fora isso, estou me mudando.. então várias coisas boas acontecendo “nesse” feriado. Sei como é voltar de férias (isso realmente me lembra a época da escola). Pedi 1 dia de folga, mas amanhã estou no batente até o final do ano (próximo yasumi prolongado :D). Qdo volta pro Br?

    Kisu

  6. Alinanra 27/12/2009 às 11:44 #

    há as férias de verão, inverno, descanso de primavera, golden week…. e por aí vai…. sem contar que não é esse calor infernal do Brasil

Deixe um comentário

