Exposição | Studio Ghibli Layout Designs

17 ago

Está rolando em Tóquio uma mostra imperdível com os trabalhos do maior estúdio de animação da Ásia e um dos mais respeitados no mundo todo: o Estúdio Ghibli (lê-se “gui bli”). Responsável pelos clássicos do japanimation “Princesa Mononoke”, “Viagem de Chihiro” e “Castelo Animado”, o estúdio trás originais de suas produções ao longo de quase 30 anos de trabalho.

Tive o grande prazer de conferir de perto cada uma das 1300 obras expostas na exibição, entre elas esboços originais do mais novo filme do estúdio, Ponyo on the Cliff by the Sea, filme que está em cartaz na cidade e parece estar fazendo sucesso entre a criançada.

O Museu de arte contemporânia de Tóquio está hospedando a exposição, os ingressos devem ser adquiridos com antecedência e há horários estabelecidos para visita.

Detalhes para os interessados em prestigiar o evento podem ser encontrados no website da mostra em inglês. Talvez o maior inconveniente para os que não dominam o idioma japonês esteja na hora de comprar o ingresso, que deve ser feito através da internet ou pelas lojas de conveniência Lawson pelas máquinas automáticas. É possível escolher o dia e o horário que se pretende visitar a exibição antecipadamente.

Apesar do número de visitantes ser razoável, é possível ver com calma cada peça exposta sem ter que se apressar. Na entrada é oferecido um aparelho com narrações explicativas sobre cada secção da mostra, contando a história do filme com a trilha sonora de fundo (por ¥500, somente em japonês).

O acervo conta com rascunhos dos filmes mais famosos de Miyazaki-san, considerado o Walt Disney japonês. O destaque vai para “A viagem de Chihiro” onde painés enormes expunham rascunhos detalhados de praticamente todo o filme.

Entrada para a segunda parte da exposição, no subsolo, onde encontravam-se um documentário com o diretor Hayao Miyazaki e uma área interativa para crianças. Fora a lojinha com produtos patenteados do estúdio

Infelizmente (ou felizmente) não era possível fotografar nenhuma obra dentro da galeria, mas no andar de baixo podia-se fotografar com cenários impressos em larga escala e interagir com telas e pinturas no chão.

Finalmente liberado, muitas pessoas tiraram fotos no salão com cenários impressos nas paredes.

Na parte final da mostra, feita especialmente para as crianças (crescidas inclusive), havia um grande mural onde era possível contribuir com usa arte desenhando em um pequeno adesivo redondo um dos personagens de “A Viagem de Chihiro”.

O resultado final da interatividade ficou sensacional, tanto que à primeira vista não se percebe que é algo feito pelos visitantes!

É claro que, empolgado como estava, não pude deixar o local sem antes fazer um rabisco para colar na parede. Um funcionário já esperava com um sorriso enquanto me entregava um papel e apontava a mesa onde poderia encontrar as canetas, podendo assim contribuir também para essa grande obra de arte.

Pintaria mais se as canetas não estivessem praticamente secas já, mesmo assim foi muito legal colar meu desenho no mural

Antes de colocar o pé para fora da exposição sempre há uma loja de souvenirs, e como de costume eu sempre olho tudo. Dessa vez noentanto, não pude perder a oportunidade de comprar o livro da mostra com fotos de todo o acervo. Além do mais, grande parte dos livros de arte publicados pelo estúdio podiam ser encontrados facilmente ali. Contido, resolvi levar apenas os da mostra e um especial do filme “A viagem de Chihiro”, um dos meus filmes preferidos e a razão pela qual eu quis vir ao Japão estudar desenho. Aliás, como alguns dos meus leitores perceberam, o blog tem esse nome por causa dessa animação!

Esse é o livro da exposição que adquiri no museu, vale cada iene pela qualidade do trabalho!

Se você gostou e quer ver mais da exposição em fotos decentes, visite esse link e a sua continuação. Também dá pra ver como é esse art book que mencionei pelas fotos.

Vendo todos esses desenhos me deu uma coçeira na mão…

Links:

Anúncios

2 Respostas to “Exposição | Studio Ghibli Layout Designs”

  1. 山本英子 17/08/2008 às 13:01 #

    aaaaaargh como eu queria estar aí!!!!!!

  2. Tiago 17/08/2008 às 21:59 #

    Cara, não tem como vc ir á de novo, me comprar um desses e me mandar? Whahahah 😀

    []’s

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: