Em busca da Harmonia 合気道

30 jul

Não estou bem certo se já mencionei aqui no blog, mas sou praticante de Aikido há mais de 3 anos. Fora as piadinhas típicas que tooodo mundo faz, é uma arte mundialmente respeitada, além de manter muitos ensinamentos provenientes do pensamento samurai. Muita gente dá de ombros quando ouve a palavra Aikido, mas eu aposto que todo mundo já viu alguns golpes por aí, principalmente se viram na “Sessão da tarde” os filmes de Steven Seagal, que é um dos inúmeros mestres da arte.

Aikido é uma arte marcial japonesa que se assemelha muito com o Jiujitsu, uma vez que ambas se originaram da mesma arte-mãe, o Daito-ryu Aikijujutsu. Criada por Morihei Ueshiba, consiste basicamente em movimentos amplos circulares com o intuito de se defender e imobilizar o agressor sem ferí-lo. Originalmente uma técnica de combate letal altamente eficaz e extremamente restrita à elite samuraica, teve seu conceito e metodologia recriados por Ueshiba O-Sensei, tornando-se um caminho para a harmonia e a auto-iluminação através do auto-conhecimento.

Eu poderia falar muito mais sobre Aikido, mas eu sei que eu me empolgo e não paro mais. Para saber mais detalhes, leia o artigo na wikipedia. Apesar de estar bem completo, ainda prefiro a descrição feita pelo meu sensei, Wagner Bull, no site do Instituto Takemussu, meu antigo dojo.

Desde que cheguei no Japão tenho procurado treinar regularmente. Depois que iniciei os estudos do japonês acabei perdendo o ritmo, que tento recuperar agora. Em Tóquio fica o quartel-general do Aikido mundial, o Hombu Dojo, hoje praticantes do mundo inteiro se expremem para ter aula com os mais respeitados mestres japoneses.

Shioda Gozo, um dos meus mestres preferidos de Aikido (não liguem para a trilha sonora). Notem que ele tinha apenas 1,55 m de altura e pesava 45kg!

Ao ouvir que havia um aluno praticante dessa arte marcial a diretora da minha escola de idiomas pediu para que eu concedesse uma pequena entrevista dizendo a razão pela qual escolhi o Aikido como caminho. Para minha surpresa a entrevista foi publicada no website da escola para todos lerem. No dia seguinte teve até gente vindo conversar comigo a respeito disso, achei muito bom para divulgar essa arte e mostrar que Brasil não é só futebol. Quem quiser ler me avise, eu posso traduzir e postar aqui já que o texto está em japonês (escrito por mim mesmo *cof-cof*).

Anúncios

3 Respostas to “Em busca da Harmonia 合気道”

  1. Bah 01/08/2008 às 00:59 #

    Hey!! Essa foto ficou BEM legal…
    Eu já tinha ouvido falar de aikido, mas falando assim como uma pessoa experiente no assunto, fica mais interessante saber. Eu tb nem sabia que existia kendô até meu marido falar que é praticante. Mas aprecio muito a arte oriental, equilíbrio do corpo e da mente. Acho que por isso que sou assim, preciso de um esporte que equilibre a minha pessoa dkjshadkaskjdhas… Então, vc está mais do que convidado pra visitar a gente… Deixa eu me mudar ai vai ter mais espaço hehe.

    Beijos!

  2. Vinicius Brasil 05/01/2011 às 09:31 #

    É sempre legal ver as pessoas divulgando a Arte da Paz. Parabéns.

    • ShigueS 05/01/2011 às 19:01 #

      O Aikido me ensinou muitas coisas. Entre elas, que ninguém gosta de guerra. Por isso procuro empregar minha energia em coisas construtivas e evito o máximo brigar com os outros.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: