Moedas Comemorativas: ELAS CHEGARAM!

21 jun

Comemorando o meu aniversário centenário da imigração, foram lançadas as novas moedas de 500 ienes em todo o Japão. Eu já tratei de pegar a minha rapidinho!

A partir dessa semana os bancos japoneses estão soltando a moeda comemorativa do centenário da imigração. Quem estava esperando para conferir essa pequena jóia rara já tem a oportunidade de colocar as mãos na famosa relíquia. Pelo que posso dizer, vale muito a pena!

Elegante, a nova moeda traz um ramo de café cruzado com um de sakura. Em volta o texto em português do que está escrito noutro lado da moeda.

Pode até parecer complexo de povo de terceiro mundo, mas eu fiquei emocionado com a moedinha. Está certo que o centenário é importante não só para nós, mas para os japoneses também, e por isso eles deveriam dar mais ênfase na história do que rolou por aqui, já que a grande maioria do povo não sabe. Porém, para mim já está de grande tamanho uma moeda japonesa escrita em português.

A quantidade de detalhes é tanta que é possível ler “kasato Maru” na proa do navio, com direitos até aos kanjis!

Surpreendemente, nos bancos da região onde moro/trabalho, as moedas já se esgotaram! Parece que muitos japoneses estavam de olho no artefato e não perderam tempo. Ouvi dizer também que alguns bancos estão limitando o número de moedas por pessoa, já que a procura tem sido alta.

Eu, como todo espírito de porco, logo depois de pegar a moeda, já fui sacando do bolso uma outra moeda comum para ver as diferenças entre as duas. A primeira coisa que notei foi que a moeda comemorativa é bem mais leve que a normal, comparando parece até de mentira. Outra coisa é que a moeda regular de 500 ienes é mais reluzente, mais dourada, enquanto a comemorativa é mais descolorida. Na foto abaixo, apesar do flash, dá para se notar levemente a diferença do tom de dourado.

A moeda comemorativa e a comum: algumas diferenças

Mas e daí? Não me importo com essas sutilezas. O importante é que eu já tenho minha moeda e vou guardá-la na carteira como amuleto da sorte! Afinal vai demorar um pouco até completar outro centenário. Não posso esperar a hora de mostrar para meus colegas japoneses e ver a reação deles. Vai ter muita gente coçando a cabeça quanto pegar essa moeda sem saber o que significa.

O mais legal de tudo é que no Japão a moeda comemorativa não está sendo vendida e sim trocada! Você leva uma nota de mil e troca por duas moedas de 500, só que pede pela comemorativa. Muito honesta a iniciativa do governo japonês. Diferente da moeda comemorativa brasileira, a de 2 reais, que está sendo vendida pelo preço absurdo de 20 reais! Dez vezes mais que o valor e ainda por cima comercializada pelo próprio Banco Central! Uma decepção…

Agora só falta matar a dúvida final: Será que a moeda comemorativa serve nas maquininhas de suco e doce espalhadas pelo Japão? Quem tirar a dúvida inserindo a moeda nas máquinas para comprar tranqueira deixe um post aqui depois!

Anúncios

4 Respostas to “Moedas Comemorativas: ELAS CHEGARAM!”

  1. Bah 22/06/2008 às 14:06 #

    Uau ela é linda mesmo né? Já compramos no dia mesmo do lançamento só pra garantir e não ter o medo de não encontrarmos por ai. Compramos duas e dois conjuntos de selos. Achei um charme 😛

    Como estão as coisas em Kanto?

    Kisu

  2. satoman 24/06/2008 às 01:43 #

    Ae shigues!

    Então, a moedinha brazuca tá marcada de ‘2 reau’, mas não tem valor corrente, ou seja, não dá pra comprar nem bala na padaria com ela 🙂 é só pra colecionar mesmo. Esse valor é bem aleatório, no site do BC tem moedas de 2, 3, 4 (do tetra!) e 5 reais.

    Deixa na carteira não, vai que na hora da distração você mistura com as outras e lá vai-se embora hanbaiki abaixo… Agora eu não boto essa minha moeda japa na maquininha também não! só se quiserem me fornecer uma pra testar 😛

    Abraço!

  3. marciamorishigue 15/07/2008 às 04:34 #

    Eu tbm tenhuuuuu!!!! Legal, né??? Só nw sei qto tempo vai durar, já que nw sou boa colecionadora…rsrs..

  4. Eduardo Henriques 11/03/2009 às 07:42 #

    Os meus melhores cumprimentos a todos
    A moeda, já por si. É história.Eu falo da história a fazer arte com dinheiro.
    Sempre gostei de moedas, e como tinha muitas, lembrei-me de as utilizar numa obra que valoriza-se os descobrimentos dos grandes navegadores Portugueses. A moeda, vem realçar nesta obra, o valor que foi o navegar destes valentes ao mundo todo.
    Trabalho inédito construído com moedas de praticamente todo o mundo. Aplicadas pelo sistema de colagem sobre pintura a óleo. Três dos painéis já foram galardoados pelo Guinness Book of Records.
    Esta obra, é um hino ao Portugal que deu mundo ao mundo.
    Infelizmente está arrecadada num armazém. Calada, fechada. Como se Portugal, tivesse medo de mostrar a sua antiga grandeza.
    Ou o proteccionismo e compadrio somente favorece os grandes.
    No entanto, mesmo contra os actuais maus ventos, eu continuo na procura de um lugar para expor este trabalho.
    Fotos podem ser vistas em: http://www.portugalaomundo.pt.vu
    Com os meus melhores cumprimentos
    Eduardo Henriques

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: