Centenário, Aniversário e um gostinho de limão

17 jun

ShigueS

18 de junho de 2008, um dia realmente especial. Não só por causa do Centenário da Imigração Japonesa que todo mundo deve estar careca de saber, mas também por uma data muito mais significativa: o dia do meu nascimento!

No Japão estamos vivendo no futuro, por isso para alguns esse post pode parecer adiantado. Porém pelo meu calendário já me tornei um senhor de 28 anos! Escrevi esse texto como se fosse um bate-papo em mesa de bar com amigos. Sinta-se a vontade para “participar” também. Puxe uma cadeira, peça mais uma cerveja e vamos lá!

Primeiramente eu não deveria estar escrevendo agora. Não mesmo, a essa hora deveria estar entrando em alpha e começando a roncar bem alto. MAS, eu preciso escrever. Na verdade eu deveria ter escrito isso de antemão, como manda os mandamentos orientais, aqueles mesmos que eu vim aprender. Deu para notar que ainda não assimilei esses milênios de cultura, né? Paciência!

Shigues fica velho (de novo)

O Japão é tão adiantado, mas tanto, que eu já até comemorei meu aniversário. Isso com todo estilo que um brasileiro poderia ter num país como esse. Sambando e ouvindo MP3, enchendo a pança com churrasco de verdade!

Dias atrás enquanto ligava para meus pais, minha mãe falou “Você é mesmo um puxa-saco dos japas“. Além de estar no Japão no ano mais importante das relações entre minhas duas pátrias, eu nasci no mesmo dia que os primeiros imigrantes pisaram no Brasil. Uma honra! Mas como pode-se ver, tenho preservado minha brasilidade até além dos limites. Até arrisquei um sambinha (que ficou típico samba de japonês).

Eu tinha planejado fazer um post especial comemorando meu aniversário e o centenário, que coincidem no mesmo dia! Queria mostrar um monte de coisas, um pouco da história da imigração que pesquisei e falar do impacto disso na nossa vida. Mostrar um pouco mais da minha rotina com fotos e desenhos, mas… eu sou apenas humano no final das contas. Eu também preciso comer e dormir.

japinha capotada no metro
Eu não rio da cena acima por que acho que eu devo ficar exatamente do mesmo jeito quando consigo um canto para sentar no metrô de Tóquio…

As coisa têm andando bem, apesar de às vezes parecer que eu não vou conseguir chegar ao final. Tenho gostado muito do meu atual emprego, a empresa realmente procura me ajudar e tem me apoiado nos estudos. Em troca eu tento dar o melhor nos trabalhos que faço, o que valoriza ainda mais a rara oportunidade que estou tendo.

Porém a pressão de se aprender diariamente pelo menos uma dúzia de palavras, expressões e pontos gramaticas de uma língua tão exótica quanto o japonês, juntamente com a responsabilidade de se criar um bom design para a empresa que me provém todo sustento têm exaurido toda a força dos meus parcos neurônios e causado pequenos ataques de MAU-humor. Tanto que meu antigo apelido do colegial, limão, voltou das cinzas para me assombrar. Dizem que às vezes eu pareço um velho reclamão, acho que a partir de hoje posso considerar-me um afinal de contas…

japan

Para encerrar gostaria de parabenizar esse dia importante para os dois países que habitam no meu coração. Amo o Brasil, adoro o Japão. Espero que daqui para a frente os laços se fortaleçam e que frutos maiores e mais generosos nasçam de ambos os lados. Desde que me inflitrei mudei para cá tenho aprendido muitas lições valorosas. Tesouros esses que pretendo um dia levar de volta para meu berço esplêndido e compartilhar entre os meus. Boa noite Japão, bom dia Brasil e GAMBAROU!

Para as pessoas que gostariam de me ligar ou entrar em contato para dar os parabéns, saibam que mesmo que não conseguirem, tudo bem. Eu entendo. Até por quê eu mesmo quase nunca ligo para ninguém dando parabéns. Quando muito é um scrap no Orkut, mas tudo bem! É a vida do século XXI, sem tempo para banalidades… certo? Um abraço a todo mundo, principalmente quem leu meu humilde mas sincero texto. Até a próxima!

faster

10 Respostas to “Centenário, Aniversário e um gostinho de limão”

  1. Ivan 17/06/2008 às 15:23 #

    誕生日おめでとう.
    Um grande abraço.
    Saudade.

  2. Dudico 17/06/2008 às 16:26 #

    Feliz Aniversário paiaço!
    Td de bom pra vc…

    Abração

  3. jão 17/06/2008 às 16:33 #

    Parabens abraços por traz e muito homem pra vc em mais esse ano de vida.

  4. 山本英子 18/06/2008 às 03:43 #

    Parabéns Shiguemoto-san! Felicidades, e muitas recompensas pelo tempo longe que vc está passando!

  5. Jonas 18/06/2008 às 11:33 #

    Gabriel,
    Parabens mano,
    e ai, aprendeu a sambar no Japão?…rsrs

    Abraço!!!!!!!!!!!!!!

  6. Alessandra 18/06/2008 às 15:48 #

    Já mandei um email, um scrap no orkut, agora faltava
    um mensagenzinha aqui tb, no seu blog, onde vc coloca seus pensamentos, nada mais certo então, do que desejar aqui tb, tudo de melhor para vc!!
    EHHHHH tinha que ir pro japão para “pegar” uma
    passista de samba heimmmm……hehehe!!!
    bjos e felicidades!!!
    AleCoragem

  7. TIAGO 19/06/2008 às 12:30 #

    Aee Shigueto… espero que vc tenha lido meu email, então. Parabéns, dessa vez publicamente.

    []’s

  8. Diego 24/06/2008 às 00:33 #

    Shigueto-san,
    Meus cumprimentos (atrasados como sempre…) pelos seus recém adquiridos 28 anos de vida e aprendizado.
    Não pude ir no encontro da turma onde seu presente foi confeccionado, mas compartilho da mesma saudade e do mesmo orgulho. Meus sinceros parabéns por essa corajosa e respeitável história de vida. Saiba que vc nos inspira a lutar, ainda que não tão longe de casa, por nossos sonhos e ideais contra um mundo cheio de “banalidades” feitas, na maioria das vezes, pra “roubar” o nosso tempo… O tempo é curto e nos escapa pelos dedos e pessoas como vc que se determinam a usá-lo de forma tão intensa e produtiva deveriam ser a regra e não a exceção.
    Continuamos acreditando e torcendo por vc nessa jornada!
    Tudo que vc passou já constitui uma GRANDE vitória, mas pra quem conhece vc um pouquinho que seja, fica fácil dizer que ela vai se tornar ENORME muito em breve.
    Mesmo que isso implique na volta daquele seu (mal-)humor ácido que nós já conhecemos mto bem hehehe

    Força Super Shigueto!
    Vc consegue, nós acreditamos!

    Abraço!

  9. Maria 29/06/2008 às 23:06 #

    Meus parabéns atrasados.Eu fiz niver dia 17.Estamos próximos no dia,mas no ano….Votos que consigas realizar todos os teus sonhos,as tuas redações são maravilhosas.Bye.

  10. May 30/06/2008 às 15:05 #

    gabriellll!!!
    me lembro mto de vc, sabia?
    saudade. tantas historinhas, viagenzinhas, papinhos e amizade q de vez em quando algumas delas voltam para a minha mente como se estivessem bem vivas e próximas. como se tivessem acontecido há pouco tempo atrás.
    há quanto tempo já nos conhecemos, hein? quantos aniversários.
    q bom saber q vc está bem! fico mto feliz de estar tendo uma oportunidade merecida!!!!
    me lembro beeeeem desse humor de limão tb!
    te adoro!
    bjs da May.

Deixe um comentário

