Rabiscos na ExpoBusiness 2008

1 jun

No final de semana dos dias 24 e 25 de maio participei da ExpoBusiness em Nagóia. O evento é o maior e mais respeitado evento promovido dentro da comunidade brasileira no Japão, com expositores diversos incluindo bancos brasileiros e empresas japonesas. O convite foi feito pela editora JBC com o propósito de promover o mangá entre a juventude brasileira através de um workshop de desenho.

Shigue-sensei mostra como aprimorar a arte de caricaturizar seu colega da escola. A feira teve público recorde nesse ano, 16 mil visitantes.

Eu fui no sábado pela manhã, peguei um trem bala de Tóquio e cheguei na feira 3 horas depois. Como ainda era “cedo” (10 horas da madrugada) o movimento ainda estava fraco e pude aproveitar para conhecer o pessoal da editora. Engraçado pois no Brasil eu costumava colecionar muitos mangás da JBC e nunca havia me passado pela cabeça poder trabalhar, mesmo que por 1 dia, com a equipe responsável pelas minhas horas de leitura no metrô de SP. Muito simpáticos, me apresentaram toda a equipe e eu pude ver um pouco dos novos produtos que estão sendo lançados.

Leia artigo publicado sobre o evento no Jornal Tudo Bem.

Nas horas vagas consegui dar umas voltas e aproveitei para rever vários ex-colegas de trabalho. Encontrei uma colega da YAMASA, a Uehara-san, e ainda um dos participantes do desfile samurai. Depois de 1 ano morando em Aichi acabei fazendo muitos contatos, legal poder rever todo mundo mais uma vez.

Quanto ao meu trabalho, foi bem revigorante. Apesar do cansaço com a semana corrida e a viagem, consegui captar atenção de alguns jovens para as técnicas do desenho. Com a ajuda de um bloco de papel apoiado sobre um cavalete expliquei as noções básicas e fundamentos do desenho. Foi tudo bem simples, mas a experiência foi demais.

Acredito que vivendo no Japão muitas pessoas esquecem de dar tempo àquelas pequenas coisas da vida que fazemos por prazer; como pintar, modelar, costurar, criar uma planta e coisas do gênero. Acho que muitos pais viram que a simples atividade de desenhar pode entreter e educar tão bem quanto qualquer atividade escolar. E assim sendo, pude voltar para casa com a agradável sensação de MISSÃO CUMPRIDA!

4 Respostas to “Rabiscos na ExpoBusiness 2008”

  1. Marcinha 01/06/2008 às 09:15 #

    Tá ficando famoso, heim!!!

  2. Caruso 01/06/2008 às 14:07 #

    Aeeee…シゲ先生になっちゃったね!すごい!よく頑張ったね!Meus parabens. Concordo plenamente com vc, com o que vc disse a respeito de muitas pessoas esquecerem de olhar e curitr as pequenas coisas da vida. Mandou bem!

  3. AleCoragem 02/06/2008 às 16:08 #

    Ehhhhhhhh, O ilustrador Gabriel Shiguemoto, aparecendo na mídia!!! Legal!!! Vc merece!!
    Bjos

  4. Dudico 17/06/2008 às 16:11 #

    Boua S, BOUAAA! Ensina esses pohas a desenhar! rs
    Depois q ficar famoso não eskeça dos amigos! haha

    Abração… por tras, óbvio!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: