Hanami em Okazaki | 岡崎のお花見

9 maio

A sakura inaugura a primera trazendo beleza e vida após o gélido inverno.

“Hanami” é o termo dado pelos japoneses ao ato de admirar o florescer das flores de cerejeira, as famosas sakura. O kanji 花見 (hanami) é representado por 花, lendo-se “hana” (flor), e 見, “mi” (do verbo ver). Portanto “hanami” significa ao pé da letra “ver flores”, geralmente ocorrendo na primavera japonesa.

Okazaki é famosa não só por ser a cidade natal do shogum, mas também pela beleza de suas sakuras.

Os japoneses adoram essa época, pois além das flores serem muito bonitas e enfeitar toda a cidade o clima torna-se muito agradável, já que começa gradualmente a esquentar. O rosado das flores anuncia um novo ciclo de vida e renovação e pontua o início da primavera. É o momento perfeito para reunir os amigos, a família ou mesmo ir passear sozinho pelos arredores e apreciar o tempo e a paisagem. Geralmente os japoneses costumam fazer picnics e churrascos sob as árvores, sendo os melhores lugares sempre cheios. É comum ver muitas pessoas sorrindo nesses dias.

As cerejeiras de Okazaki floresceram mais cedo esse ano pegando todos desprevenidos. Geralmente elas florescem sempre na mesma época todo os anos, mas dessa vez foram quase 2 semanas de adianto. Seria o aquecimento global dando seus sinais caóticos?

Nesse dia em especial eu havia me encontrado com os organizadores do festival samurai que participei, na prefeitura da cidade que ficava não muito longe do local onde tirei as fotos. De longe, Sakae-san, o senhor que me acompanhava, exclamou “Olhe! As cerejeiras já floresceram. Mas mal entramos em março, como isso é possível?”. Quando chegamos no lugar todos pareciam surpresos com o presente adiantado da natureza, mas apesar de felizes mostravam também certa preocupação por tudo aquilo. Afinal as estações no Japão são muito bem definidas, há até datas no calendário para os eventos climáticos. Aposto que deve ser a mesma sensação de quando se descobre que o relógio está atrasado.

Por todo o lado encontram-se cerejeiras na cidade, na primavera é um dos destinos prediletos de turistas na região de Aichi

A flor de primavera exerce profunda admiração nos japoneses e eu arrisco em dizer que até entendo o porquê. Além de ser uma das flores mais bonitas que já vi, senão a mais, a sakura também é considerada a essência do espírito samurai. Diferente da maioria das flores, ela não murcha no caule antes de cair. No auge de sua beleza ela entrega suas pétalas ao vento, como uma chuva de pequenas plumas roseadas. Essa analogia reflete o pensamento de que não devemos nos apegar somente à uma vida longa e sim tentar viver uma bela vida, mesmo que curta. Assim sendo, estar preparado a abrir mão dela no auge do seu esplendor, assim como a flor de sakura.

“Pode-ser perder uma vida inteira procurando pela flor perfeita. E mesmo assim não seria uma vida vivida em vão”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: