O outro lado da Moeda

4 maio

Depois de anunciar o já sentido atraso na entrega das moedas comemorativas do centenário, o Ministério das Finanças do Japão acaba de divulgar que todas as quase 5 milhões de moedas já produzidas serão refeitas e cunhadas com outra arte. Tudo por causa da imagem que remete ao monumento aos imigrantes japoneses, em Santos.

A concessão dos direitos autorais pertence ao artista que esculpiu a estátua. Pelo visto a imagem de sua obra foi usada sem sua devida notificação, o que gerou atritos com a Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil. Ao que parece o artista não concordou com os termos oferecidos e recusou a proposta oferecida pela Federação, vetando assim o uso da imagem de sua obra nas moedas.

A nova moeda (frente)

A nova moeda (verso)

Imagino que deva ter sido uma quantia irrisória para ele ter recusado uma honraria como essa. Também essa confusão explica o atraso na distribuição das moedas, que estavam previstas para sair em março. Essa vacilada por parte dos encarregados irá custar aos Ministério das Finanças japonês um prejuízo de cerca de ¥ 70 milhões a ¥ 80 milhões, aproximadamente 1,25 milhões de reais! A Federação ficaria responsável por qualquer problema nas negociações, mas acredito que ela não terá como arcar com um prejuízo dessa grandeza.

Agora eu me pergunto: Será que ofereceram essa exorbitância de dinheiro ao escultor? Não seria mais barato dar parte dessa grana pro cara ao invés de ter que refazer tudo de novo?

Graças à toda essa bagunça só teremos as ditas moedas lá pelos meados de junho, querem entregar no dia do centenário, 18. Aliás, dia 18 de junho também é meu aniversário, então se alguém quiser me presentear com uma das moedas… fique à vontade! 😛

Fonte: IPC digital

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: