家康行列 2008 – ShigueS vira General Samurai

18 mar

Todos os anos na cidade de Okazaki, durante os primeros dias de primavera, acontece um evento peculiar chamado “Ieyasu Parade“. Okazaki é uma cidade de certa importância histórica no Japão por ser o lugar onde nasceu o primeiro grande shogun, Tokugawa Ieyasu, que dominou todos os outros lordes de sua época e unificou o país, trazendo mais de 250 anos de paz, onde a sociedade japonesa cresceu economicamente e, principalmente, culturalmente. É nessa época que foi criada a maioria das artes japonesas conhecidas no mundo todo.

Por esse grande motivo de orgulho, diversas entidades da região organizam anualmente esse evento, que consiste num desfile de armaduras samurais, bandeiras, kimonos e outros objetos usados na época que Tokugawa obteve sua glória. A idéia é reproduzir o mais fielmente possível como foi o retorno vitorioso do shogun depois da batalha de Sekigahara, que selou o destino da nação.

Acontece que as inscrições para esse desfile são super concorridas, uma vez que somente algumas vagas são abertas ao público. Muitas pessoas se inscrevem no intuito de virar um cavaleiro samurai ou uma linda princesa vestida de yukata por um dia. Há um júri, formado por pessoas de importante cargo na região, como gerentes de empresas, diretores de escola, reitores e afins, que decide quem vai ocupar essas vagas.

Virou costume participarem do desfile alguns estrangeiros malucos que gostam de samurais. Parece que tem bakkagaijin disposto de tudo para aproveitar as peculiaridades da cultura japonesa. Bem, adivinha quem se alistou?

家康行列

Aposto que hoje de manhã muita gente da escola pulou da cadeira quando abriu o jornal. Eis que lá está o velho ShigueS com seu sorriso maroto. Na notícia, ainda quentinha, os escolhidos para desfilar vestidos como heróis de guerra do passado. Eu marquei as passagens onde meu nome é mencionado. 2 vezes! Ali diz que Ii Naomasa será “interpretado” por Gabriel Shiguemoto, um brasileiro (!).

Olha aí os bastidores, as crianças competiram para a posição de neto de Ieyasu. Um dos jurados perguntou quais eram as matérias que elas mais gostavam na escola, história foi citada como “chata”. Bom saber que criança é criança em qualquer lugar.

Pois é, o espírito dos meus ancestrais devem estar felizes com tudo isso. Aguardem mais notícias sobre o evento em breve. No dia desse concurso eu fui entrevistado pela rádio e convidado para participar de um programa de tv local. Se eu conseguir os datos eu coloco aqui no blog. Vou caprichar para fazer bonito nesse desfile, com minha armadura vermelha vou brandar minha katana e fazer a maior algazarra. Pode deixar!

6 Respostas to “家康行列 2008 – ShigueS vira General Samurai”

  1. marciamorishigue 18/03/2008 às 09:53 #

    Hey moço!!!! Fazia tempo que eu não passava por aqui… Seu blog está bem legal e cheio de novidades!!!
    Ah, bem legal, fora algumas coisinhas, né?? :-PPP
    Vou acompanhar as novidades da sua nova vida.

  2. Ivan 18/03/2008 às 12:34 #

    que a linguiça esteja com voce

  3. Dudico 13/04/2008 às 12:19 #

    Ah meu Deus, saindo em foto no jornal? PQP, tô ficando com medo de vc… hahaha, seu fdp!

    Abração Charlie

  4. Guga 22/04/2008 às 06:04 #

    Salve Gaybriel amado irmão!
    Ta se achando em… imagino sua pose com a armadura e sua cara dentro dela. Depois sou eu o figura. Ve se posta logo as fotos do evnto. O pai e mãe perguntam quase todo dia seu te encontrei na net. Enquanto vc fica botando banca de samurai ai eu fico catando bosta de vaca no curral e carregando tronco de fazer cerca nas costas. Sem conta q faço isso pq num tenho nada pra fazer.
    Seu blog ta muito firmeza. Odetougozaimasu pra vc. Continue assim.
    abração oni-chan

  5. Erick Souza 08/07/2008 às 04:45 #

    Por favor! Gostaria de saber se aquele “chifre” em forma de meia lua que tem em alguns capacetes samurai, tem algum significado especial, por que gostaria de fazê-lo como uma parte de cima de um cetro e não sei se poderia ser uma ofensa a cultura japonesa. Por favor me respondam.
    Obrigado.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Obrigado YAMASA « A viagem de SHIGUES - 31/03/2008

    […] senti tanto a separação, pois ainda vou camelar por aqui algum tempo. E ainda estou inscrito no Desfile de Ieyasu daqui a algumas semanas. Por isso devo retornar pelo menos mais uma vez a Okazaki. Porém as […]

Deixe um comentário

