Dia das Namoradas

14 mar

Hoje no Japão é o dia dos namorados inverso. Como assim ao contrário? Eu sei, mais uma desses malucos. Pois é, mês passado foi o valentine’s day, conhecido no Brasil como “dia dos namorados”. Porém, ao contrário do tupiniquim, a data é celebrada um pouco diferentemente. No dia dos namorados, 14 de fevereiro, são as mulheres que dão presentes aos homens. Basicamente chocolate. Nós, garotões, não precisamos dar nada em troca. E isso não vale só para sua namorada, TODAS as mulheres que você conhece te dão ao menos um bombonzinho. Legal né? Realmente, o país dos samurais (ou seja, machista).

Só que, claro, no dia 14 do mês seguinte, hoje, os homens têm que retribuir o favor e presentear TODAS as mulheres que lhes presentearam no valentine’s. Eles chamam a data de White Day. MAS, e isso é muito importante, se você ganhou um simples bombonzinho, vai ter que devolver 3! Ou seja, o triplo. Por isso torça para não ganhar um carro no dia dos namorados, senão você vai ter que comprar um ônibus no mês seguinte.

Os japoneses começaram com essa moda em 78, século passado, e até os dias de hoje a tradição mantém-se firme (droga!). É interessante notar que outros países da Ásia também têm costumes semelhantes, como a Corea e a China.

Eu, como sou uma pessoa muito boa de memória, esqueci completamente da data e fui para a escola sem nada para dar. Encarei diversos rostos ansiosos por seus chocolates e suas mãos estendidas na minha direção. Gomen ne! Prometo que semana que vem eu levo chocolates pra todas! (isso se eu não me esquecer de novo…)

2 Respostas to “Dia das Namoradas”

  1. Gabriel Luiz 05/01/2011 às 13:12 #

    Muito interessante isso, sempre quis saber em qual dia era o da mulher e o do homem presentear, e essa de dar o triplo de chocolate que ganhou é um pouco complicada kkkkkkkkk.
    Vlw Shigues pela informação, estou lendo seu blog á 3 dias, e estou gostando bastante.
    Abraços, segue firme em Tóquio.

    • ShigueS 05/01/2011 às 18:58 #

      Obrigado você pelo tempo em escrever o comentário. Bom saber que minhas experiências aqui também são interessantes para você!

Deixe um comentário

