Moedas Comemorativas do Centenário


Eu achei que esse papo de “comerar o centenário da imigração japonesa ao Brasil” era só desculpa para vender mais lámen, sushi e ter matsuris por todo o território brasileiro. Mas olha só que interessante: o governo japonês está lançando agora no começo de 2008 uma moeda comemorativa para celebrar oficialmente os 100 anos que o primeiros imigrantes japoneses pisaram em solo tupiniquim. Não é demais? Imagina se eu não estou babando para pegar a primeira na mão e guardar junto com o meu “dólar da sorte”.

Moedas Comemorativas

A inauguração foi feita na Casa da Moeda em Osaka e contou com a presença do ministro das finanças japonês Fukushiro Nukaga. A moeda tem em seus lados a representação de uma famosa escultura em Santos, inaugurada em 1998 celebrando os 90 anos da imigração, onde se vê uma recém-chegada família de imigrantes. O outro lado traz os símbolos dos dois países entrelaçados: o café e a sakura (flor de cerejeira).

O valor da moeda é de 500 ienes, maior valor entre as quais, e corresponde aproximadamente a 8,5 reais. A moeda do Centenário, como deve ser chamada, deve chegar às ruas no Japão em março.

Pessoalmente me sinto muito grato pelo reconhecimento do governo japonês à sua terceira maior comunidade e responsável direta por alimentar a economia com mão de obra de qualidade. O interessante é que essa comunidade é a única dentre as maiores que tem sangue japonês e é latina. Agora é torcer para que a onda pegue e surjam ainda mais boas novidades para os imigrantes brasileiros, ou seriam os emigrantes que voltaram?

fonte: IPC Digital

7 comentários sobre “Moedas Comemorativas do Centenário

  1. Gostaria de saber quem é o artista que esculpiu essa famosa escultura em Santos e sua nacionalidade,pois tiveram um bom gosto pela escolha do monumento na confecção da moeda.Parabens a moeda
    ficou linda!!!!!!!!!!!!!!

  2. Oi Orelhudo!!
    Será que essa moeda vai ser lançada aqui no Brasil tb!!???
    Bem bonita né!!??
    Bjos e saudades!!!!

  3. Obrigado pela excelente crítica junios. Você usou “ova”, poxa me fez lembrar da minha infância, quando passava férias na casa da minha vô no interior de Minas Gerais. “É uma ova” é um palavrão naquelas bandas, mas para mim não tem significado nenhum, afinal, o que é “ova”?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s