BAHBlogando

8 out

Uma coisa meio chocante para mim aqui no Japão é encontrar conhecidos e de repente constatar que aqui eles têm uma vida totalmente diferente da vida que tinham no Brasil quando os conheci tempos atrás. Até mesmo outro nome! Veja, por exemplo, meu colega de faculdade, André e que todo mundo chamava de André, no máximo, Tamane. Bem, aqui ele é o Noboru. Se me perguntassem se conheçia algum Noboru até então, diria que não e nunca me passaria pela cabeça que o tal foi meu parceiro do Mackenzie por 4 anos.

Outra surpresa é a Yuri, que conheci como Romina, apresentada pela minha amiga de todos os tempos Karen (será que ela tem algum nome secreto também?). Meu pai, por incrível que pareça, é um dos poucos filhos de japonês que não tem nome japonês, apenas o sobrenome da família. Talvez por isso nem eu ou meu irmão temos nome japonês, portanto não se desesperem, seremos sempre o Gabriel e o Gustavo. Para compensar temos pelo menos uma dúzia de apelidos cada um.

bah.jpg

Pois bem, Yuri, ou Romina como a chamo, também mantém um blog. Ela é a BAH, acho que deve ser algum apelido referente ao seu humor crítico (leia reclamão). Essas meninas têm o costume de escrever em diários desde tempos remotos, quanto a primeira espinha nem imaginava despontar na testa. A Karen mesmo teve ter um diário que faria sombra ao livro sagrado. Graças às maravilhas da tecnologia as pessoas têm mais facilidade em escrever seus textos e compartilhá-los com quem tem interesse na vida alheia gosta de ler. Ela é uma menina bonita, estudada, meio doida e bem espontânea, daquelas que dá risadas sem se conter, gargalhadas profundas mesmo. Ela leva a vida como uma típica dekassegui e no seu blog-diário ela desabafa suas dores de maneira bem peculiar.

Abaixo estou postando parte do texto dela. Recomendo!

País de Oportunidades

A maioria das pessoas que vêm ao Japão para trabalhar, imagina uma vida de muito sacrifício, de dor, de luta e de muito trabalho. Não é muito diferente do Brasil, a diferença que como aqui é um país de Primeiro Mundo, a “recompensa” por todo o seu esforço é um pouco melhor. Levamos uma vida de muito trabalho, de dores no corpo porque o trabalho na maioria das vezes é braçal, em pé, e horas e horas em pé. Não é fácil.

Mas…. de uns anos para cá a coisa mudou um pouco de figura. Quem nunca veio pro Japão ainda não tem noção de como as coisas são, como as coisas são práticas. Aqui é um país de oportunidades, se você tiver um pouquinho de sorte, você se garante por aqui BEM melhor do que no Brasil. Hoje, somos a 3a maior comunidade no arquipélago (ficando atrás dos chineses e dos coreanos). Em praticamente todas as províncias há pelo menos um grupo de brasileiros. Em todo o país. Em lugares onde há maior concentração de brazucas onde eu moro atualmente há diversos serviços que nenhum brasileiro que nunca veio ao Japão imagina ter. Locadora de vídeo (DVD de filmes e programação brasileira), TV à cabo com programação adaptado ao nosso horário, lojas de roupas, perfumaria, restaurante, entrega de marmitas, placas de sinalização e avisos das Prefeituras em português, lojas de carro, escritório de advocacia, agências de turismo, enfim, um milhão de coisas.

Vivemos bem, comemos bem, saímos tranqüilos pela rua, temos qualidades de vida. Por que muitos querem ir embora? Viemos para juntar uma grana, investir em coisas no Brasil as quais levaríamos anos para obter. Se eu tivesse a minha família aqui comigo, não pensaria em ir embora, porque é bom viver aqui, mas a saudade é tão grande que a coisa que eu mais quero é atingir logo meu objetivo por aqui e literalmente correr para o abraço.Ah… ela também tem um fotolog, muito interessante. Várias fotos de coisas bizarras e curiosas desse país.

Anúncios

Uma resposta to “BAHBlogando”

  1. Ingrid 08/10/2007 às 18:02 #

    Ah, eu adoro xeretar a vida alheia….Ops…ler…
    Obrigada pela dica
    Bisous

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: