Tomodati´s – Los amigos


crazy

Esses são os meus colegas de trabalho na fábrica. Já dá pra imaginar o pouco que agente apronta com os japas, né? É fácil reconhecer um brasileiro pois ele sempre está aprontando alguma. Ora jogando água nos transeuntes da fábrica com a pistola d´água, ora subindo nas bancadas e fazendo gestos não-muito-educados para outros colegas de outros departamentos que estão praticamente do outro lado da fábrica. Esses são: Katão, Gordinho, Fininho e eu… hehehe. Ainda faltou mais gente, como o “Glauber” e o Ezaki “velho”, pena que não bati foto de todo mundo.

Apenas para complementar o post anterior: apesar dos pesares, trabalhar como dekassegui numa fábrica de auto-peças como a Aisin teve suas compensações. Eu pude viver na pele a realidade da nossa gente aqui no exterior. E a maior lição que eu tive, mais uma vez, é que não há sensação melhor do que olhar para o lado e ver alguém que é como você, passou pelo que você está passando e de dá forças apenas por estar lá, conversando coisas bestas contigo. Em outras palavras, ver que você não está sozinho.

As mesmas dificuldades que passei, os mesmos medos e anseios, são comuns entre os novatos do Japão, não importando a idade ou origem. Estar longe de casa é realmente assustador, ainda mais quando se está o mais longe possível dela: do outro lado do mundo! E por sermos muito parecidos, inclusive pela descendência, fica fácil se entender e fazer amizades. Realmente os amigos são uma grande riqueza na nossa vida!

Deixe um comentário