Eco Balance

12 fev

Rio em Yonezu

A primeira coisa que eu notei no Japão assim que saí pra dar uma volta foi o grande respeito pelo meio-ambiente. É engraçado ver animais quase que selvagens convivendo junto ao homem nas cidades.

Como eu havia dito o Japão é um país muito pequeno, menor ainda que eu imaginava, pois metade dele é montanhoso e impossível de se viver. Portanto a área restante é usada sem desperdícios, o que causa uma sensação de “aperto” e de falta de espaço. Há casas por todos os cantos, mas ainda há muitos campos de arroz e outros tipos de plantação. É diferente do Brasil pois aqui quase tudo é grudado um no outro, como as cidades. No Brasil, quando vamos para o interior é comum ver apenas mato por um bom treixo da estrada. No Japão não, as coisas continuam.

Por isso é surpreendente a maneira como eles respeitam a natureza. Exatamente por não ter espaço, seria comum pensar em aproveitar o espaço de bosques e florestas para desmatar e construir casas. Em muitos lugares do Brasil é assim, mas não aqui. Eles procuram respeitar o espaço da vida selvagem.

O rio perto de onde moro é exemplo. Ele tem as bordas todas construídas com concreto, em degrau, e é bem fundo afim de se prever alagamentos. Porém, depois das paredes de contenção o que se vê é quase que um rio selvagem, com muita mata e viva animal. Há garças, patos e muitos peixes grandes (como a carpa). Nos postes é difícil ver pombos, apenas nos grande centros eles existem (trazidos nos navios comerciantes europeus no século XVII), ao invés o que temos são corvos.

Rio em Yonezu 2

E isso não só aqui. Enquanto fui para Ogaki visitar o castelo, notei que lá os rios eram bem limpos também, conforme a foto:

Rio em Ogaki

É claro que essa é uma impressão geral, pois sei bem que os japoneses são os maiores depredadores do oceno e grandes consumidores de vida marinha. Porém, fica difícil acreditar nessas atrocidades quanto se anda por aqui. De qualquer forma, acho que vale a lição de que é possivel tentar se aproximar mais da naturez sem deixar o conforto das cidades de lado, buscando um balanço entre a vida moderna e a natural.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: