Castelo de Ogaki

4 fev

Vista da Torre do Castelo

Não é segredo que minha grande admiração pelo Japão vem principalmente do tesouro cultural referente à época feudal, período dos samurais (na verdade eles existiram até a restauração Meiji, em meados de 1800 – embora eu acredite que o espírito deles ainda permaneça quase que intacto até os dias de hoje). Semana passada visitei o Castelo de Ogaki, meio por acaso confesso, enquanto estava passeando com o Guga pela região de Ogaki.

Castelo de Ogaki - Visão Geral

Aproveitamos para fazer uma rápida visita ao museu que o castelo abriga em seu interior. O Castelo de Ogaki foi construído no ano 4 da era Tenmon (1535) por Miyakawa Yasusada e foi designado como patrimônio nacional no ano 11 da era Showa (1936). Durante a segunda guerra mundial o castelo foi destruído pelo bombardeio das forças aliadas, sendo reconstruído posteriormente em 1959.

Castelo de Ogaki

Um fato interessante do Castelo é sua importância histórica para o Japão. Na região onde ele foi erguido, aconteceu a importante batalha de Sekigahara, que acabou por definir os rumos do Japão de outrora. Após a batalha, os feudos foram unificados sobre o comando de um general supremo, o shogum Tokugawa Ieyasu.

Museu dentro do Castelo

Interessante também notar o apreço dos japoneses pela sua história. Dentro do museu, muitas armas, armaduras e utensílios usados na época. Incluindo ilustrações complexas de mapas da região e pinturas dos figurões da casa. Para ajudar a explanação dos fatos, muitos vídeos e muitas maquetes, particularmente belíssimas.

O gigante assusta os pobre camponeses indefesos de Sekigahara

Uma coisa intrigante é a exposição das armas de fogo da época, as grandes vilãs dos fãs dos samurias. O guerreiro empregava sua vida inteira em treinamentos e concentração afim se tornar o soldado supremo, e na hora da batalha era facilmente derrubado por uma bola de chumbo vinda de um lugar distante e seguro.

O covardão com sua “arma”

Se você curte castelos samurai, veja também o post sobre o castelo de Okazaki.

Anúncios

5 Respostas to “Castelo de Ogaki”

  1. Ivan 04/02/2007 às 18:52 #

    Gaburiero tambem é cultura.

  2. tiago 31/12/2007 às 13:24 #

    Muito legal ,
    A história dos samurais é impressionante,
    Nós temos muito que aprender com eles…
    seu trabalho também é muito massa..

    • Ricardo Furukawa 16/02/2011 às 16:23 #

      Morei em Godo na região de Gifu quando criança, acho que ainda tenho fotos do castelo… (saudades…)

Trackbacks/Pingbacks

  1. 家康行列2008 - ShigueS vira General Samurai « A viagem de SHIGUES - 18/03/2008

    […] reproduzir o mais fielmente possível como foi o retorno vitorioso do shogun depois da batalha de Sekigahara, que selou o destino da […]

  2. Okazaki - Berço Samuraico « A viagem de SHIGUES - 08/05/2008

    […] Como gosto da cultura antiga japonesa esse passeio foi bem completo, só foi uma pena que o castelo estava fechado para reformas. Porém acredito que ainda visitarei mais uma vez o parque e terei mais uma chance de ver como é lá dentro. Essa carência foi suprida deveras pelo museu Mikawa Bushi, que fica atrás do castelo. Ali é onde se encontram grandes tesouros de época, como mapas, bonecos, armaduras, esculturas e textos com dissertações sobre a vida e a guerra. Há até uma maquete animada mostrando como ocorreu a batalha que definiu o rumo da guerra, a de Sekigahara, cuja apresentação eu já fiz no post sobre o Castelo de Ogaki. […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: