Comidinhas

30 jan

Depois de um mês aqui na ilha, só coçando às custas do meu irmão, já me acostumei com os espantos das pessoas quando me vêem na webcam. “NOSSA! Você está engordando!“. Se bem que pela minha notável magreza, qualquer meio-quilo faz diferença. Mas realmente até eu tenho notado um certo arredondamento nas minhas esquias medidas.

Culpa disso é do Lámen (vulgo lámen, ou super-miojo como eu carinhosamente o apelidei). Mas támbem não passam ilesos o Udon (um lámen reforçado, um super-hiper-miojo), e o karê (curry, na verdade uma comida indiana que foi ajaponesada).

Esse é o Famoso Lámen

photo by Torekimi 

No começo foi legal, mas depois de mais ou menos 2 semanas só comendo isso eu começei a enjoar. Mais parte eu percebi que eu só comia lámen e udon por que eram as duas únicas coisas que eu sabia ler, o resto estava em kanji e eu tinha medo de comer alguma coisa exótica demais pro meu gosto, e pro meu bolso.

Foi então que eu resolvi fazer mais uma aventura. A roleta-russa gastronômica. Como é isso? Bem, você entra num restaurante (você supõe que seja um restaurante, já que não consegue ler nada que está escrito na placa da frente). Se senta na mesa e se depara com algo assim:

le menu a la japonesa

Esse ainda é um cardápio simpático, pois tem texto escrito em katakana, que é mais simples de ler. Mas se você não sabe o que é um rossu ou um guisu acaba dando na mesma!

O segundo passo é apontar e dizer: “Kore wo hitotsu, onegaishimasu” e rezar. Certa vez entrei num restaurante e fiz isso, e olha o que me veio:

kotonodomo seilá

Não me pergunte o nome, pois acabei esquecendo. Só sei que você pode pedi-lo num restaurante da estação de Nagóia. Esse consistia de um omelete recheado com um risoto de camarão. Aqueles bolinhos são de lula (acho). Até agora esse método tem funcionado para mim, mas eu não tenho ousado muito.

vitrine saborosa

Uma outra coisa que ajuda é ir em lugares onde o menu tem foto dos pratos, ou ir em lugares onde a vitrine contém réplicas artesanais do cardápio. O duro é guardar o nome e pedir lá dentro depois. Mas ajuda bastante se você tem medo de pedir alguma coisa que ainda esteja se mexendo no prato.

Minha surpresa mais agradável foi ter achado uma espécie de churrascaria japonesa, onde você pedia as carnes e as assava sobre a própria mesa. Uma delícia, especialmente para eu e meu irmão, acostumados a comer carne todos os dias do ano (carne de vaca é meio raridade nessas bandas).3steps

Esse aí e meu irmão e a Camila que está aqui de arubaito (trabalho temporário). O interessante dessa mesa é que tem um sistema que puxa o ar para dentro da panela, então não faz fumaça e agente não fica cheirando (muito).

Depois eu vou postando outras aventuras pelos restaurantes japoneses. Antes: Não passe vergonha! Aprenda as boas maneiras antes de se sentar à mesa. Assita o vídeo a seguir para entender direitinho como se portar!

5 Respostas to “Comidinhas”

  1. Ivan 31/01/2007 às 03:30 #

    MAMAMAMAMAMA!

  2. Agustin Carballo 31/01/2007 às 15:08 #

    Oh toh toh toh!!!!

  3. Eiko 31/01/2007 às 20:53 #

    Shiguemoto-san! esse troço com ovo e risoto é o omuraisu! Omu de omuretsu (omelete) e raisu vc sabe…

    o cheiro do Ramen me incomodou muito na primeira vez que comi. E vc?

  4. torekimi 04/02/2007 às 12:28 #

    Hello. The photo of the ramen on this entry is mine. I’m pleased you liked it enough to post it on your blog but I would have appreciated credit (a link to my site maybe).
    Thanks.

  5. Camila 17/03/2007 às 02:31 #

    Hei, não sabia que vc tinha postado essas fotos…
    Tava sentindo falta de achar graça das suas reclamações, mas aí foi só ler o blog ….
    Essa noite foi uma delícia no restaurante , pena que não posso dizer o mesmo pra vc ,tanto qto foi pra mim ,haha…
    Isso que dá fazer roleta russa de cardápio de pedir banha em vez de carne.
    Manda um beijo pro mimioki estou com saudades!
    Gambate meninos!!!

Deixe uma resposta

