Yonezu – O nosso bairro

27 jan

A primeira coisa que eu fiz assim que me recuperei da viajem de 24h do Brasil foi dar uma volta na rua para saber como eram as coisas. Acho que a primeira coisa que agente nota é a limpeza e a organização de tudo. Mas existem alguns lugares meio bagunçados, até algumas casas cheias de tranqueiras. Os japoneses têm mania de não jogar nada fora, alguns exageram e transformam suas casas em verdadeiros depósitos de objetos de utilidade questionável.

Outra coisa muito legal que achei foi a arquitetura das casas, eu ainda fico parado olhando algumas residências da região que acho bonitas. As que me chamam mais a atenção são as que lembram as casas antigas da épocas dos samurais, ou dojos (espécie de academia de artes marciais, mas muito além disso).

Uma casa ou um Dojo?

O engraçado é que se você chega perto, vê que os materiais empregados na construção são modernos, a maioria plástico. Parece que a casa é muito leve, mas ela tem um revestimento interno bem sólido por causa dos terremotos.

Casa em Yonezu 1

O Bairro aqui é meio pacato, não há muitas lojas, nem supermercados e nem muito trânsito também. Não sei se é por causa do frio, mas quase nunca vejo ninguém na rua. Tem muita gente que passa rapidinho de bicicleta, mas na rua mesmo eu ando sozinho a maioria do tempo.

Ruazinhas internas de Yonezu

Bonito não? Bem tranquilo. Há muitos idosos aqui nessa região, imagindo que seja por que não exitam colegiais ou faculadades aqui por perto. É muito difícil ver alguém de 25 anos por aqui, exceto no trem.

Outra coisa engraçada é que existem alguns terrenos que não estão construídos, mas ao invés de se tornarem baldios são aproveitados para o plantio de diversas verduras. Meu pai sempre teve essa mania de fazer “hortinha” no quintal de trás da minha casa, e no quintal da casa que morávamos antes também. Mas agora eu vejo que deve ser algo imbuído nos genes dos japas. A maioria das casas que tem quintal, tem alguma hortinha também. Não acho que seja apenas para aproveitamento de espaço ou para se fazer economia, acho que o povo aqui gosta de cultivar a terra.

Casas e Verduras lado a lado

2 Respostas to “Yonezu – O nosso bairro”

  1. Daniela Harumi 27/01/2007 às 14:14 #

    AHHHH esse eu tenho q comentar…. sua batian nunca encheu de lixo sua casa? ahuahuahua… as minhas vivam guardando tranqueira… mas era mta tranqueira… acho q eh mal de japa mesmo. A tropicalização arrancou isso da minha familia… mas tenho minhas duvidas… BJAOZ

  2. Jeffrey 12/03/2008 às 06:04 #

    Caraca cara
    que fotos lindas, eu sou apaixonado pelo Japao
    Tomara que eu possa ir um dia
    Adorei as casas, uma foto me lembrou bem alguns desenhos que via quando era um pouco menor
    hahahaha
    coisa de otaku
    se cuida vlw

Deixe um comentário

