Onde eu moro

26 jan

Acho que a pergunta #1 que tenho escutado é “E você mora onde?”. Bem, o Japão ainda é novidade pra mim e antes de chegar aqui em nem sabia onde ficava o lugar onde iria morar. No caso, com o meu irmão numa cidade chamada Nishio. Ela fica no estado de Aichi, mais ao centro do japão, perto de Nagóia e é considerada uma cidadezinha com clima mas quente (mas o “quente” aqui no inverno é 6ºC).

Vista da Varanda

Nishio é uma cidade interiorana, mas que tem atividade fabril.

O Guga, meu irmão mais novo, mora num apato, que é um apartamento típico de trabalhores de fábrica. O apato do meu irmão é considerado até que grande por ser um apato, tem 2 quartos e uma área que combina cozinha, área de serviço e banheiro. Curiosidade: o vaso sanitário fica separado de onde se toma banho e esse lugar é inteiro construído como uma grande banheira onde você pode molhar tudo. É um box fechado com pia e lugar pra pendurar a toalha e roupas… hehehe.

Apato

 E o quarto onde estamos. Na verdade estou morando no mesmo quarto que ele, pois ainda estamos arrumando as coisas, o outro quarto está ocupado por outro brasileiro que trabalha na mesma empresa, mas ele vai mudar pra outro apartamento. Então estamos em 3, mas o certo é apenas 2. O que dá um bom espaço pra cada um.

O quarto do Guga

Nishio possui boas fábricas, consideradas as de melhores salários entre os trabalhadores brasileiros. Meu irmão trabalha numa delas e tem um salário bom para quem não entende japonês muito bem. A vantagem de se trabalhar numa fábrica é essa: além de não precisar dominar o idioma, o salário é relativamente alto. No Japão as coisas funcionam ao contrário. Quanto mais sujo e pesado o serviço, melhor o salário. Acredito que existam muitas pessoas que trabalham em escritórios, bancos e afins que ganham tanto ou até menos que o Guga. Mas é claro que dentre esses trabalhos de fábrica, quem sabe falar japonês acaba pegando melhores profissões e consequentemente melhores salários.

Deixe um comentário

