Sexta-feira Santa, hoje?

10 abr

Pode ser chocante para alguns leitores, mas minha família nunca teve afinidade com nenhuma religião em particular. Porém, como toda família brasileira, sempre respeitávamos as datas religiosas e seus costumes esquisitos. Acho que por isso mesmo eu nunca me ative a datas e celebrações de nenhuma ordem, nem mesmo aniversários. Só quando minha mãe servia peixe pelo terceiro dia consecutivo que eu notava que algo estava diferente no cardápio semanal. “É Semana Santa menino, não podemos comer carne vermelha!”, respondia como se eu devesse saber de cor e salteado.

Agora, se eu já era assim no Brasil, imagine morando há mais de 2 anos no Japão, onde nem o Natal se comemora direito! Esqueci com-ple-ta-men-te e passei a semana comendo tudo que é carne por aí, sem me dar conta de nada. Juro que não vi absolutamente NADA referente a essa data cristã. Nada de almoço especial, cartaz, promoção de sushi… nadinha de nada. Realmente, essa falta de crença é de assustar até eu que sou praticamente um ateu (graças a Deus). Mas calma lá, pelo menos eu sei o que significa a Sexta-feira Santa e até diria que ela deveria ser considerada com mais importância que o Natal. Veja só o cartaz que os japonildos-sem-noção desenharam numa loja de conveniência em Tokushima.

Festa pela Morte de Cristo

Cristo crucificado no Natal??? Em clima de festa? Vila Sézamo???

Kawaaiii

Ufa, não é Jesus. É apenas Grover, que morreu pelos nossos pecados…

Aproveitando o post, vou recomendar um ótimo post sobre o tema, que menciona uma lista com vários ótimos filmes inspirados na imagem de JC.

agradecimentos: Lars Martinson

Só para constar: não comi carne vermelha hoje.

7 Respostas to “Sexta-feira Santa, hoje?”

  1. Rics 10/04/2009 at 05:16 #

    É curioso mesmo, porque a gente que cresceu no Ocidente mal consegue imaginar um mundo onde as religiões principais não sejam alguma variação cristã ou islâmica, né?

    Nossa sociedade inteira foi baseada nesses valores aqui nas américas, afinal de contas quando fomos “descobertos” já eram todos católicos ou protestantes na Europa.

  2. :: Bah :: 10/04/2009 at 07:37 #

    ahahahhaha q bizarro! Imagina soh se algum catolico chega na loja e comeca a criticar o desenho… ia ser otimo pra ver a cara do atendente, sem ao menos saber explicar a procedencia do desenho rs….

    Aqui tem bacalhau hj, mas nao sou catolica, nao comemoro a Pascoa, mas comemoro o feriado prolongado rs… Com bacalhau, colomba e ovo de chocolate rs.

    Kisu!

  3. Vy 10/04/2009 at 12:22 #

    HAHAHAHA, nossa, eu pediria esse cartza no combini se visse =P

    Mas é compreensivel já que as crenças por ai são outras. Aqui apenas nos acostumamos aos costumes cristãos. Ou vai dizer que a única utilidade que você via para os feriados não era um dia de folga a mais? Japoneses também estranhariam comemoramos o carnaval ou o 12 de outubro e não fazermos nenhum tanabata matsuri ou afins… Só acho que nos entristece passar o Natal ai porque acostumamos a ter natais fartos e com a família. Mas eles compensas no ano novo.

  4. hidemi 11/04/2009 at 03:48 #

    adorei os desenhos rsrsrs
    eu tava pensando em fazer um churrasco… e agora com esse negocio de sexta-feira santa estamos aki, comendo um hamburguer e pensando no que fazer no almoco de amanha, pois teremos visitas que respeitam a data…
    ateh pensei em fritar uns bifes e deixar salada pra visita, mas minha irma me olhou feio qdo dei a ideia… tsc tsc tsc
    pior a cara q fizeram qdo eu perguntei
    - ql a explicacao pra nao se comer carne na semana santa?
    - e pq cristo morreu, e comer a carne eh um desrespeito com o corpo de cristo
    - mas pra igreja o corpo de cristo nao eh akele paozinhu mixuruca?!? a carne nao tem nada a ver mewww….

  5. Caruso 11/04/2009 at 06:26 #

    Não entendi a do desenho…digo, notei o absurdo, mas, a foto não foi tirada agora né?? ou foi?? Do jeito que o Natal é “celebrado” por aqui, não é de se estranhar… mas sabe que eu também nem lembraria, se não fossem os emails de Feliz Páscoa?! Lá em casa a gente tbm evitava comer carne, mas aqui…comigo sozinho…vivendo há 7 anos fora….hahahahaha….

  6. Herika 12/04/2009 at 20:11 #

    Se você resolver fazer uma enquete entre os japoneses poucos sabem o significado do Natal. Imagina então da Páscoa.
    Tinha um vizinho aqui que colocou uma guirlanda na porta no Natal, até aí normal. Mas ele continuou com a porta enfeitada durante o ano inteiro, aliás durante os 2 anos e meio que morou aqui. Só foi tirar quando se mudou. Eles não entendem… rsss…
    Beijos!

  7. Erica 21/04/2009 at 17:30 #

    Oi,li seu blog inteiro ! Foi sem querer…rs… fui lendo, lendo, lendo, e quando vi, li tudo ! Vc escreve muito bem ! Parabens ! Torco por seu sucesso ! Erica

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 51 outros seguidores

